Edições

Último Podcast (27 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

“Traduzir o intraduzível através de música que escrevi para o meu novo trio”. É desta forma que o contrabaixista e compositor André Carvalho define o seu novo álbum Lost in Translation.

Single “Uitwaaien”

“Uitwaaien” é o primeiro single do novo álbum do contrabaixista e compositor André Carvalho. De origem holandesa, "Uitwaaien" é uma palavra intraduzível que significa “sair para passear num dia ventoso, com o intuito de espairecer e relaxar a cabeça”.

“Quando escrevi este tema inspirado nesta palavra homónima, imaginei algo contemplativo mas ao mesmo tempo com uma certa tensão, já que o significado de Uitwaaien remete para uma acção libertadora. Usando um tempo lento, desenvolvi várias secções contrastantes em que as melodias principais são calmas, em oposição à secção de solos que é inquietante e áspera”.

O vídeoclip foi filmado pelo realizador Pedro Caldeira durante a sessão de gravação que se realizou no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço em Dezembro de 2020.

Single “Karelu”

"A marca deixada na pele por se usar algo apertado", alguém sabe uma palavra que descreva esta ideia? Pois bem, também André Carvalho, contrabaixista e compositor, não sabia. A verdade é que, apesar de não haver uma palavra em Português para esta ideia, não significa que não exista numa outra língua. Por incrível que pareça, em Tulu, língua falada na Índia, existe uma palavra para este conceito - "Karelu". É justamente sobre este tipo de palavras ditas intraduzíveis que André Carvalho se inspirou para escrever um novo ciclo de música que intitulou Lost in Translation. No conjunto de temas que perfazem Lost in Translation podemos encontrar "Karelu", o segundo single do seu novo álbum.

Este segundo single "Karelu" assenta sobre uma ideia quasi leit motiv que se repete ao longo do desenvolvimento do tema. Uma ideia repetitiva como se tratasse de algo que desse uma certa comichão. Entre essa ideia repetitiva ouviremos vários outros episódios que exploram texturas e improvisações livres. Em "Karelu", para além do trio core formado por José Soares, André Matos e o próprio André Carvalho, ouviremos o convidado especial João Almeida no trompete. O videoclip foi gravado na sessão de gravação por Pedro Caldeira.

Álbum "Lost in Translation"

André Carvalho lança o seu 4º álbum enquanto líder, inspirado em palavras intraduzíveis.

Segundo o contrabaixista e compositor, após ter tropeçado neste maravilhoso mundo das palavras intraduzíveis, escreveu um novo ciclo de música inspirado em palavras de mais de 10 línguas como o Sueco, Urdu e Wagiman (língua actualmente falada por apenas 2 pessoas no mundo).

Ao referir-se a este novo trabalho, André pretende colocar a seguinte pergunta: “Alguma vez quiseram dizer algo mas não encontraram a palavra certa?”. Segundo André, por vezes a palavra está mesmo na ponta da língua mas, outras vezes, simplesmente não existe uma palavra… Ou, pelo menos, na nossa língua. Carvalho continua, dizendo que, por mais fascinante que a língua Portuguesa seja, sempre teve dificuldade em expressar certas ideias usando apenas uma palavra. E, mesmo que soubesse todo o léxico, tem a certeza que este problema persistiria.

“Não só queria escrever música inspirada neste universo tão peculiar como também, usar uma instrumentação diferente da que usei nos meus anteriores álbuns. Paralelamente, idealizava um grupo sem bateria, onde o espaço e o respeito pelo silêncio fosse uma constante. E, com vista a perseguir uma sonoridade contemplativa, intimista e ao mesmo tempo crua, algo que imaginava com bastante clarividência, tentei usar elementos colorísticos e texturais, para além dos tradicionais elementos musicais como a melodia, harmonia e ritmo. Com todos estes pressupostos a escolha dos músicos pareceu-me óbvia!”.

Assim, a Carvalho junta-se o saxofonista José Soares e o guitarrista André Matos, músicos com quem tem colaborado intensamente nos últimos anos e que formam, assim, o “core” do grupo. Nalguns dos temas, junta-se ao trio o jovem trompetista João Almeida.

A busca incessante por novas sonoridades tem levado o contrabaixista a explorar algumas áreas musicais tais como o jazz, a música improvisada, a música experimental e a música contemporânea dita erudita. Por isso, não será de estranhar que coabitem no mesmo álbum composições que exploram diferentes sonoridades, tempos, silêncio, espaço, cores, dinâmicas, texturas e ruídos.

Ao falar sobre Lost in Translation, André cita uma icónica frase de Wittgenstein: “os limites da minha língua significam os limites do meu mundo”. André diz realmente acreditar nisto e que, para si, ao aprendermos novas palavras, a nossa consciência se torna mais sensível aos outros, tornamo-nos mais empáticos e o nosso mundo se torna mais rico.

O álbum foi editado dia 15 de Outubro pela editora americana Outside in Music e conta com os apoios da Fundação GDA, Antena2, Companhia de Actores e do Teatro Municipal Amélia Rey Colaço. Gravado, misturado e masterizado pelo engenheiro de som Tiago de Sousa com quem Carvalho trabalhou nalguns dos seus discos anteriores, o artwork foi desenvolvido pela designer Margarida Girão. Lost in Translation sucede-se a The Garden of Earthly Delights (Outside in Music, 2019), inspirado no famoso quadro homónimo de Hieronymus Bosch.

Para além dos habituais cd's, fará pela primeira vez edição em LP e criou algum merchandise alusivo a Lost in Translation, nomeadamente totebags, imans (com algumas das palavras intraduzíveis escolhidas), songbook, posters, postais, sopas de letras (com as palavras incluídas no álbum), lápis e um jogo de memória. Grande parte destes estarão disponíveis nos espectáculos de apresentação, assim como no site de André Carvalho.
 

Site: https://www.andrecarvalhobass.com/
Facebook: https://www.facebook.com/carvalhobass/
Instagram: https://www.instagram.com/andrecarvalho.bass/
Twitter: https://twitter.com/acarvalhobass
Spotify: https://open.spotify.com/artist/1E8eyZqM2L6tQTWwHQeDsO?si=WktWy50wR16sGqKkrQLTDw
Bandcamp: https://andrecarvalho.bandcamp.com/

©2021 André Carvalho

Gravado no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, nos dias 21 e 22 de Dezembro de 2020
Produzido por André Carvalho e Tiago de Sousa
Misturado e masterizado por Tiago de Sousa
Artwork de Margarida Girão
Todos os temas da autoria de André Carvalho

1. Luftmensch (5:42)
2. Kilig (5:10)
3. Uitwaaien (8:40)
4. Goya (4:04)
5. Alcheringa (5:08)
6. Kalpa (5:21)
7. Karelu (8:41)
8. Murr-Ma (2:36)
9. Mångata (4:54)
10. Boketto (3:40)
11. Resfeber (5:01)
12. Wabi-Sabi (2:12)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.