Entrevistas

Último Podcast (16 Março 2024)

Podcast

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Mutu

Entrevista com Mutu

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Entrevistas

O Tó Trips voltou a Barcelos para mais um concerto em nome próprio. Foi a 7 de dezembro em mais uma data do Triciclo, no Teatro Gil Vicente. Aproveitando a presença do músico lisboeta por cá, o Sinfonias de Aço conversou com ele cerca de uma hora antes do início do concerto e mesmo antes daquele período de concentração e preparação que os artistas, muito justamente, reclamam para si momentos antes de entrar em palco.

Não foi à primeira nem à segunda, mas foi à terceira. Após dois adiamentos, realizou-se o concerto do Rui Reininho no Triciclo em Barcelos. Foi a 16 de Junho passado e, mesmo assim, com um contratempo que última hora, já que o técnico perdera a mãe nesse mesmo dia. Arranjou-se um substituto e o concerto realizou-se mesmo. No final, falámos por breve momentos com o Rui Reininho que continua em grande forma com as suas abordagens sempre provocadoras, inteligentes e mordazes.

O barcelense Paulo Carvalho, artisticamente é o Paul Oak e recentemente editou o seu trabalho de estreia, "Out Of His Head", pela Lux Records, de Coimbra. E é mesmo de Coimbra que o Paulo nos chega actualmente, já que é lá que ele reside, sendo as visitas à cidade natal são escassas. No último Souto Rock coube-lhe a ele abrir oficialmente o festival, na primeira noite, num concerto intimista no Plátano, em Roriz. Aproveitando a presença do Paulo por estas paragens, o Sinfonias de Aço conversou com o cantautor barcelense ainda antes do arranque oficial do Souto Rock 2023.

E pronto, ao 3º foi de vez. Ao 3º disco, entenda-se, dos barcelenses Doutor Assério, de nome "Bacantes Inebriantes". Para trás ficaram "Homónimo" e "Onde o Sol Não Brilha", duas peças essenciais do movimento neo-punk-romântico barcelense. A entrevista até esteve para acontecer antes, mas como a banda é local e estamos sempre juntos, a coisa parece fácil e faz-se a qualquer altura, daí que a conversa fosse sendo procrastinada  e com isso a banda acabou por mudar de formação.

Os Micomaníacos são uma jovem banda do concelho de Caminha, mais precisamente da outra margem do Rio Coura, freguesia de Seixas. Para já, as coisas correm bem, os concertos parecem vir ter à mão, gravaram o EP de estreia sem sair da freguesia porque lá têm um estúdio profissional e vão tocar à vizinha Vilar de Mouros. O Sinfonias de Aço esteve à conversa com 3 dos 4 amigos da banda, no caso o Cláudio Martins, o Marcelo Malheiro e o Joaquim Pedro. De fora desta conversa ficou o Diogo Neto por impossibilidade.

o passado dia 27 de outubro, os bracarenses Mutu actuaram em Barcelos, no Teatro Gil Vicente, para uma das datas do Triciclo. O quarteto bracarense trazia para mostrar a Barcelos o seu mais recente trabalho, "A Morte do Artista", um disco carregado de memórias do tempo passado a par de pausas e reflexões do tempo presente. No final do concerto, o Sinfonias de Aço subiu aos bastidores para conversar com metade da banda, no caso, o Diogo e o Pedro.

O Miguel Inglês voltou ao SWR Barroselas Metalfest, mas desta vez como espectador. Mesmo assim e aproveitando a presença dele pela basílica do metal nacional, o Sinfonias de Aço não o deixou fugir sem pôr em dia conversas de coisas mais recentes nas quais ele está envolvido e cujas entrevistas ainda não tinham sido feitas. Exemplos disso, os projectos Inhaling e Axia. Assim, são duas conversas condensadas numa.

O Daniel Catarino voltou a Roriz para mais uma prestação, desta vez no Souto Rock e o Sinfonias de Aço aproveitou para voltar a conversar com o amigo alentejano que acaba por desmontar todas as anedotas sobre alentejanos e aqui falamos das maldosas. É que o Daniel Catarino trabalha que se farta e, fruto da pandemia, editou "Isolamento Voluntário?". Mas esse não é o último disco e sim "Megafauna", este sim um disco que saiu depois e ia ser gravado precisamente quando começou a pandemia e as contas sairam todas baralhadas.

"Propelled By Gas From Cans Of Soda" é o mais recente trabalho, em formato LP, dos Democrash, uma banda que nos chega da Grande Lisboa. No passado mês e com o disco então prestes a fazer um ano, a banda continuava a apresentá-lo ao vivo. Uma das paragens foi o Plátano Koberto em Roriz, num concerto que acabou por ser épico com casa cheia e uma grande prestação da banda. Mas ainda antes do concerto, o Sinfonias de Aço conversou com a banda toda na sala oficial de entrevistas em Roriz, que é como quem diz, a sala de ensaios dos Doutor Assério.

Tyroliro chega-nos de Guimarães e é o projecto a solo do Giliano Boucinha, também actualmente músico de Paraguaii e no passado de outras bandas. Esteve na noite de sexta-feira do Souto Rock 2023 e o Sinfonias de Aço aproveitou para conversar com ele, isto antes de uma noite que trouxe alguma chuva ao recinto a ao concerto de Tyroliro, envolvendo-o até de uma magia muito própria.

No passado dia 10 de junho os maiatos Lux Yuri tocaram num concerto de warm-up para o Naurus Nobilis Music Fest, na ainda não inaugurada Casa do Artista Amador em Louro, no concelho de Famalicão e mesmo às portas do concelho de Barcelos. O Sinfonias de Aço aproveitou para pôr a conversa em dia com velhos amigos, neste caso com 3 dos 4 músicos: o Vasco, o André e o João. Era para ser uma entrevista, mas isso é uma coisa difícil de fazer e rapidamente se transformou numa conversa de bastidores, no fim do concerto e com música ambiente dos AC/DC a servir de pano de fundo.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.