Edições

Último Podcast (27 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Reedição da promo-tape de 1994 "Towards A Slow, Painful Ending", numa edição comemorativa dos 25 anos deste trabalho da banda da Grande Lisboa.

Orion's Belt: a história pré-Powersource

Os Powersource deixaram para a posteridade meramente uma promo-tape e apenas à segunda tentativa se tornaram efectivamente uma banda. Em Junho de 1992, o grupo materializar-se-ia comigo e o guitarrista e meu amigo de longa data Rui Lourenço, sob a designação de Orion's Belt. Durante dois meses trabalhámos num instrumental (que concluímos), num tema cantado incompleto ("Self Destruction", incluído neste CD) e na cover de "Mad Butcher" (dos Destruction).
Sem lograrmos completar a formação (e por opção própria, o Rui informara-me desde logo que apenas se manteria na banda até eu encontrar outro guitarrista), ora ensaiávamos na minha casa, ora nos JAP Estúdios, em Sacavém (onde ensaiei com os Dinosaur e gravei a maqueta homónima de estreia, bem como o tema "Accident", incluso na compilação em vinil "The Birth Of A Tragedy"). No entanto, em Setembro de 1992, o convite que os Sacred Sin me endereçaram para integrar a banda colocou os Orion's Belt em stand-by.

Os Powersource tornam-se (uma breve) realidade

Em Dezembro de 1993 fundei, desta vez com sucesso, os agora designados Powersource. O vocalista/guitarrista Ricardo "Choc" (Moby Dick, ex-Eutanásia) junta-se de imediato à banda, seguido, em Janeiro de 1994, por Sérgio "Tareco" (guitarra), rapidamente substituído por Vitor "Vitinho". Recém saído dos Eutanásia (em que tocava o meu amigo e então guitarrista Tó Durães), "Choc" trouxe consigo o riff principal do tema "Betrayal", incluído na maqueta "Master of Life", editada em Outubro de 1994. Transformámos o tema - que intitulámos "At The Front" - de uma forma que se tornou praticamente irreconhecível. Salvo as devidas proporções, esta foi uma versão lusa do litígio "The Four Horseman" (Metallica) vs "The Mechanix" (Megadeth), embora os Powersource e os Eutanásia fossem bandas amigas e o conflito se circunscrevesse aos últimos e ao "Choc". Já na época eu era amigo de longa data de Tó Durães. A batida tribal de "My Inner Fears" foi inspirada em "Kaiowas", dos Sepultura.
Em Abril de 1994, ainda sem baixista, registámos as canções "My Inner Fears" (o clássico da banda) e "At The Front", nos Edit Studios, onde eu havia gravado o álbum de estreia dos Sacred Sin, "Darkside". Estranhamente, captei a bateria num kit de jazz, o único disponível no estúdio.
Esperava que trabalhássemos desde o início com Jorge Adónis (com quem eu havia gravado "Darkside") mas foi um seu colaborador que inicialmente trabalhou connosco. Limitou-se a fazer merda! Decido então chamar o Jorge Adónis para minimizar os estragos, mas "At The Front" ficou irremediavelmente prejudicado. Ricardo "Choc" assegurou a gravação da voz, guitarra ritmo e baixo, tendo-me eu encarregue da bateria e dos teclados. Toda a banda gravou os coros. Ambos os temas foram editados sob a forma da "Promo-tape 94".
Seguidamente, verificou-se o normal processo de divulgação, acolhendo a banda um forte aplauso junto do público e da imprensa especializada underground. Junho de 1994 ficou marcado pela entrada do baixista Gonçalo Gandra e pelo início do processo de composição daquela que seria a primeira demo-tape completa. No entanto, o bandono do Ricardo "Choc" e do Vitor "Vitinho" reduziu a banda à secção rítmica. Os novos temas, profundamente influenciados por bandas como Dream Theater, Atheist e Mekong Delta, revelaram-se incomensuravelmente mais complexos. Apesar de "Choc" ter regressado à banda, o fulgor esmoreceu e decidi encerrar as actividades dos Powersource em Julho de 1995.
(Dico)

Dico: bateria, teclados, coros, letra de "My Inner Fears"
Ricardo "Choc": voz, guitarra ritmo, coros, letra de "At The Front"
Vitor "Vitinho": guitarra solo, guitarra ritmo, coros
Música: Powersource
Gravação: Edit Studios
Gravação, produção, mistura e masterização: Jorge Adónis
Baixo: Gonçalo Gandra
Remasterização: Guilhermino Martins nos Blind & Lost Studios
Design/Capa: Eduardo Ramalheiro

©2019 Dico

1. My Inner Fears (4:59)
2. At The Front (4:22)
3. Self-destruction (tema inacabado gravado num ensaio em 1992) (0:52)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.