We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Uma r​é​stia do passado, agora

by Seres

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

  • Full Digital Discography

    Get all 87 ANTI-DEMOS-CRACIA releases available on Bandcamp and save 10%.

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality downloads of Nuclear Activism, Retrospectiva, Les yeux qui s’ouvrent, Love Until Death, The Spectral World of The Joy of Nature, 351, Intentos, 35 pequenas sonatas para violino solo, and 79 more. , and , .

    Purchasable with gift card

      €11.25 EUR or more (10% OFF)

     

  • Limited Edition Compact Disc
    Compact Disc (CD) + Digital Album

    Includes unlimited streaming of Uma réstia do passado, agora via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.

    Sold Out

1.
2.
Quando 03:37
3.
4.
Dádiva 05:09
5.
6.
Uma noite 04:39
7.
8.
9.
10.
11.
A Nona 05:24
12.
13.
14.
Agora 05:47
15.
Alentejo 03:21

about

ANTI-DEMOS-CRACIA
ADC091MAI2021

formato disponível:
CD (edição limitada a 100 exemplares)
Digital Álbum

Apoio: Santos da Casa - RUC
Artwork: Carlos Paes
Texto: Carlos Matos

Os Seres são:
José Henrique Almeida - voz, guitarra, produção e técnico de som
Diogo Gonçalves - guitarra
Filipe Magalhães - baixo fretless
Mário Resende - violino

Músicas: compostas pelos Seres
Letras: José Henrique Almeida

credits

released May 7, 2021

Os SERES são, provavelmente, um dos segredos que mais urge (re)descobrir no panorama da música feita no nosso país. Longe vão os anos em que o coletivo de Algés via, com frequência, o seu nome na imprensa escrita, que ora os noticiava como um dos grupos participantes no mítico concurso de Música Moderna Portuguesa do Rock Rendez-Vous, ora se aventurava a descrever a sua singular sonoridade. Estávamos na década de 80, mas no virar para os anos 90 a banda desapareceu na bruma, qual dom Sebastião, não sem antes nos deixar gravados uma dezena e meia de pérolas que, agora, volvidos mais de 30 anos, podemos ouvir repetidamente neste CD. O que mais espanta no legado dos SERES é o facto da música que faziam não ter sido corroída pelo tempo. O seu ADN incomum, onde um violino com alma e uma voz com uma portugalidade similar às do fado mais sombrio, se aconchegam numa estrutura rítmica de baixo envolvente e debruada por uma guitarra de dedilhar emotivo, teria tanto impacto se nos fosse apresentada hoje pela primeira vez, como teve na altura em que verdadeiramente o foi. Esse traço de personalidade musical, bordado com linhas que teceram um manto misterioso e algo místico no seu âmago, trouxe-lhe uma aura de banda de culto que perdura até aos nossos dias. Há uma certa dramaturgia no seu seio que nos faz imaginar cada canção como um acto de uma peça de teatro cujo epílogo ficou por escrever. E há também capítulos que nos comovem e nos arrepiam, pela toada e pelo conteúdo lírico, e também por aquele violino que, com a voz (aquela voz!), às vezes parece chorar: atente-se, por exemplo, no soberbo "Canto das Silhuetas". A riqueza do naipe musical dos SERES não se esgota num círculo hermético. Nele podemos encontrar ainda nuances folclóricas do nosso país rural (“As Terras do Dinha") e também a herança árabe da nossa cultura, omnipresente em muitas das suas canções, mas com maior notoriedade em "A Nona". José Henrique Almeida, Diogo Gonçalves, Filipe Magalhães e Mário Resende corporizaram os SERES, um grupo português que existiu há muitos, muitos anos, e cuja obra, finalmente, temos agora a sorte de esmiuçar, experienciar e usufruir. E como sabe bem poder fazê-lo...

Carlos Matos

license

all rights reserved

tags

about

ANTI-DEMOS-CRACIA Portugal

ANTI-DEMOS-CRACIA, surgiu em 1988 com o objectivo de registar em cassete as deambulações sonoras do projecto industrial VARPLES PRAVLES.
Com essa edição, surgiram então outras de projectos com uma estética e sonoridade mais alternativas.
Houve uma paragem em 1994 e em 2008, um novo impulso surgiu e que origina o regresso às edições, em formato físico e também na vertente digital.
... more

contact / help

Contact ANTI-DEMOS-CRACIA

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like Uma réstia do passado, agora, you may also like: