Edições

Último Podcast (27 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

"Saloon" é o nome do segundo disco de originais dos Loosense editado dia 4 de Outubro de 2019. Este novo álbum quase que sabe a um novo começo para os rapazes de Setúbal e Lisboa.
Depois de editarem o seu primeiro disco "Doze" em Junho de 2018, a banda juntou à familia 5 novos elementos. O coletivo de agora 10 músicos representa tudo o que Loosense sempre sonhou ser. Desde o início que a premissa sempre foi juntar mais músicos à festa de maneira a encaminhar as composições e os arranjos para os sítios mais diversos e estimulantes possíveis. E foi isso mesmo que aconteceu.

"Saloon" é uma saborosa mistura de um largo espectro musical que começa sempre na teoria e conhecimento adquiridos do jazz mas que passa depois pelo que tiver que passar musicalmente. Temos synths hipnotizantes, guitarras aventureiras, sopros poderosíssimos, solos que nos levam a viajar, grooves cativantes assegurados por um trio de percussão, baixo e bateria deslumbrantes, há de tudo.

O nome do LP homenageia o espaço onde os rapazes ensaiam há já quase 5 anos. "Saloon" é o coração de Loosense, onde tudo acontece. Os nomes dos temas também celebram alguns dos clubes e sala de espetáculos por onde a banda já passou. Não será difícil identificá-los!

"Saloon" foi gravado tal como o seu antecessor no Estúdio Vale de Lobos em Sintra, nos dias 6 e 7 de Agosto de 2018, pelo técnico de sessão Pedro Vidal e o seu assistente Guilherme Vales. Os elementos da banda e Miguel Vilhena foram os produtores. Miguel Vilhena foi também o grande responsável pelas texturas e sonoridades do disco com a sua mistura enzímia feita no Estúdio Pontiaq em Lisboa. A masterização ficou encarregue a Pieter de Wagter nos EQquS Mastering Studios em Gooik na Bélgica. As músicas “Capitol I, II & III” foram escritas por Gonçalo Mahú, a “daBox” por Diogo Marrafa, a “Flamingo” e “Taifa” por João Completo e a “Tokyo” por Pedro Nobre e Gonçalo Mahú. Todos os temas tiveram o arranjo da banda. Marco Alonso toca um bonito solo com a sua guitarra flamenca no tema “Capitol II”. A capa e o design do disco físico foram feitos pelo nosso amigo e colega músico André Santos, também conhecido por AFTA 3000.

1º SINGLE “Taifa”

“Taifa” foi o primeiro single lançado do novo álbum dos Loosense. O vídeo foi realizado por Inês Pereira e contou com Miguel Tavares e Camila Vale nas câmeras.
A música, composta pelo baixista da banda João Completo, apresenta várias influências de diferentes estilos musicais sendo, por isso, o tema que melhor representa a essência de todo o disco. O nome refere-se a um dos espaços de eleição da banda, ao mítico bar de Setúbal “Taifa”, onde já atuaram diversas vezes.

2º SINGLE “Flamingo”

“Flamingo” é o segundo single do novo disco dos Loosense. O nome do tema celebra um concerto dado num bar em Tróia no verão de 2017, na altura foi o primeiro concerto do teclista Gonçalo Mahú. A composição é do baixista João Completo e o arranjo da banda. A versão original conta com um solo do trompetista Ivo Rodrigues.
O video foi feito por 4/10 da banda juntamente com o amigo Giovanni Girotto. A edição ficou a cargo do Pedro Nobre e da Inês Pereira. Este é o primeiro videoclip que a banda produz, no entanto o vídeo da sessão de estúdio está também no canal de YouTube dos Loosense.

3º SINGLE “daBox”

“daBox” é o novo single dos Loosense que celebra o lançamento do novo disco "Saloon". O single vem acompanhado de um videoclip criado pelas animações do multifacetado autor da música, Diogo Marrafa.
“O video de animação de "daBox" é uma viagem abstracta e “psicadélica” por paisagens dinâmicas que interagem com os instrumentos e que enquadram as diferentes partes da música em específicas paletes de cor e contextos, como se "daBox" fosse uma espécie de labirinto ou parque de diversões temático da música, que termina em explosões cromáticas e efeitos visuais.”
Diogo Marrafa

BIOGRAFIA

Tudo começou em 2014 numa garagem algures em Setúbal. Pedro Nobre e Diogo Costa, ambos amigos de liceu na altura, juntaram os seus gostos por ambientes instrumentais vindos da música clássica e do jazz e começaram a compor música juntos. Isto foi apenas o ponto de partida para o que se seguiria. Com a adição de mais músicos ao longo do caminho, o som da banda cresceu imenso tornando-se uma mistura entre os mais variados estilos musicais.

Com uma forte secção rítmica caracterizada pelos grooves do Funk, Latin, Hip-Hop, e ideias melódicas e harmónicas vindas do mundo do Jazz, Gospel e Soul, tudo culmina em vários momentos de improvisação que exploram a criatividade de cada músico.

A música de Loosense está constantemente a mudar e a evoluir, é uma viagem guiada pela vontade de criar momentos únicos que toma rumos inesperados num piscar de olhos.

Os Loosense são:
- Pedro Nobre (Bateria)
- João Completo (Baixo Elétrico, Sintetizador de Baixo)
- Iúri Oliveira (Percussão)
- Gonçalo Mahú (Piano, Rhodes, Clavinet, Sintetizadores, Hammond)
- Diogo Costa (Piano, Rhodes, Clavinet, Sintetizadores)
- Diogo Marrafa (Guitarra Elétrica)
- Rafael Gil (Guitarra Elétrica)
- José Zambujo (Saxofone Tenor, Clarinete)
- Rúben Silva (Saxofone Alto)
- Ivo Rodrigues (Trompete)

https://www.facebook.com/loosenseband/
https://www.instagram.com/loosenseband/
https://www.youtube.com/channel/UCO7L1JY4zty56TpmXmW5dgw
https://loosenseband.bandcamp.com/

1. Capitol I (4:25)
2. Capitol II (feat. Marco Alonso) (4:50)
3. Capitol III (2:00)
4. Flamingo (7:01)
5. daBox (4:47)
6. Tokyo (11:23)
7. Villain (8:32)
8. Taifa (9:07)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.