Ordem cronológica em blogue

Último Podcast (6 Junho 2026)

Entrevista com Desert'Smoke

Desert'Smoke

Entrevista com Spray

Spray

Entrevista com Herr G meets F2F

Herr G meets Fuel2Fight

Entrevista com Turning Point

Turning Point

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

No passado dia 9 de Fevereiro os Fado Violado voltaram a Barcelos, para um concerto no Teatro Gil Vicente e esta era uma boa oportunidade para chegar à fala com os autores de "A Jangada de Pedra", disco quase a fazer 3 anos. No final, o Sinfonias de Aço conversou com a Ana Pinhal e o Francisco Almeida que já tinham tocado antes em Barcelos, com este projecto e também com outro anterior e numa estética completamente diferente, os Boite Zuleika.

de Turquoise é um projecto a solo do vilacondense André Júlio Teixeira e no passado mês de dezembro apresentou-se para um concerto no bar do Círculo Católico de Operários em Barcelos. Desta feita, fizemos ao contrário: o André tocou no bar e a entrevista teve lugar no auditório. Para mostrar ao público barcelense, de Turquoise trazia o recentemente editado "Camomila", disco editado pela também vilacondense Memo Música.

No domingo, 30 de Abril, teve lugar o último dia do Barroselas Metalfest e o Sinfonias de Aço chegou à conversa com o João Gonçalves dos Waste Disposal Machine. Não que a banda de Tomar tenha um novo disco para mostrar, mas esta 20ª edição do festival foi a primeira onde o João pôde estar presente, daí a oportunidade de conversar com um velho amigo destas coisas das cantigas.

Os El Señor são um trio de Fafe e respondem pelos nomes de Guilherme, Michel e Vitor. No passado dia 8 de Dezembro estiverem, juntamente com os Panado, num concerto no Círculo Católico de Operários de Barcelos, uma casa com forte história na cidade e nos últimos anos abriu o leque também a uma estética mais rock. O Sinfonias de Aço aproveitou para conversar com a banda ali mesmo no espaço frequentado por gente de todas as idades e no local onde costumam ter lugar emocionantes partidas de dominó. Só que àquela hora, já o estádio de dominó estava fechado para dar lugar ao rock.

O SWR, em Barroselas, tem mesmo destas coisas. Numa troca de palcos, naqueles breves minutos em que o público migra de um lado para o outro, dei de caras com o velho amigo Guilhermino Martins, agora nos Serrabulho. Com ele vinha o Nuno Pereira e o Gui tratou logo de nos apresentar. E não se ficou por aí, sugerindo ao Nuno que me oferecesse o disco da sua banda que tinha consigo. E lá ficou o Sinfonias de Aço, sem contar, com uma cópia de "Just Pig It", o álbum dos portuenses Happy Farm.

Os Vaarwell editaram em março de 2017 o seu álbum de estreia de nome "Homebound 456" e que sucedeu ao EP "Love and Forgiveness". A banda de Lisboa é um trio: a Margarida, o Ricardo e o Luís. Ao vivo, por vezes, entram em palco também o André e o Tomás. Em outubro estiveram em Braga para um concerto de promoção ao disco que teve lugar no  Sé La Vie, na baixa da cidade. Foi ainda uma oportunidade para a banda se apresentar num pequeno showcase na FNAC de Braga em formato trio. E esta foi igualmente uma oportunidade de o Sinfonias de Aço dar um salto à zona nascente da cidade e conversar com eles.

O Sinfonias de Aço efectuou algumas entrevistas na XX edição do SWR ou Barroselas Metalfest e a primeira foi com o Pedro Pedra, dos Grog, no dia em que eles voltaram a tocar no festival. E já lá estiveram por 5 vezes. Pode não parecer, mas a banda de Lisboa já conta com 25 anos de carreira e até aproveitando o facto de terem tocado no festival em várias fases do seu processo evolutivo, este é um dos tópicos abordados nesta conversa. São os Grog dentro e fora do palco no SWR.

Em Agosto último os Ganso tocaram, juntamente com outros nomes, no dia do Núcleo de Intervenção Cultural de Esposende e integrado no Festival da Juventude da cidade. O Sinfonias de Aço aproveitou para dar um salto à foz do Cávado e conversar com a banda lisboeta que, três semanas antes, havia tocado em Barcelos, integrados no Conjunto Cuca Monga e no festival Milhões de Festa. Assim, em ambiente descontraído no fim do concerto, aproveitamos para recordar essa memória.

A noite de 24 para 25 de Abril, para além de uma celebração da liberdade, foi também uma noite ornitológica para o Sinfonias de Aço. Concluída a conversa com os Mocho, foi a vez de rumar ao Círculo Católico de Operários para, desta vez, conversar com os Galo Cant’às Duas. E parece que estavam mesmo à nossa espera: eu a entrar pelo auditório dentro e o concerto a terminar. Ao segundo. Oportunidade então para descomprimir e conhecer a dupla de Viseu, o Hugo Cardoso e Gonçalo Alegre que nos contaram literalmente tudo sobre este interessante projecto.

Os Osso Vaidoso, de Ana Deus, Alexandre Soares e João Pedro Coimbra, voltaram a Barcelos para um concerto no Museu de Olaria, no Dia Internacional dos Museus. No final, o Sinfonias de Aço aproveitou para falar com a Ana, que já tinha atrás de si várias semanas de concertos e três diferentes só nesse mesmo fim de semana: este com Osso Vaidoso e antes com Bruta e Três Tristes Tigres. E, acreditem, a Ana é muito menina para isto: enfrentar as vagas ameaçadoras do desafio, mas sem hesitações.

Os Mocho são uma banda de Matosinhos e contam com uma vocalista barcelense, a Elisabete Silva ou a Eli, como eles gostam de lhe chamar. Terá sido mesmo a origem da Bete – como eu gosto de lhe chamar – a convencer a Câmara Municipal de Barcelos a incluir uma actuação da banda integrada nas festas da cidade. Sendo assim, e com álbum novo para mostrar, os Mocho actuaram no palco principal das festas na noite de 24 para 25 de Abril. E não se pense que os Mocho são uns mochinhos a abrir as asas para os primeiros voos.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar formato físico ou faixas audio digitais em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.