Directório

Último Podcast (27 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Formados em 1977, os Terra a Terra (1) pertencem à galeria dos diferentes grupos que se dedicaram ou dedicam à estilização heterodoxa da música portuguesa de tradição oral.

A formação inicial do grupo Terra a Terra incluía Mário Piçarra (filho do cantor Luís Piçarra), Ana Faria, Jaime Ferreira, Rosário Pires, Jorge Vieira, Eduardo Torres, Mário Luís Pontes e Luísa Vasconcelos.Terra a Terra

O instrumental do grupo era constituído por viola, braguesa, cavaquinho, castanholas, ferrinhos, harmónica, caixa, gaita de foles, adufe e flauta.

Esta formação grava o LP "Dançando e Pulirando", o qual inclui temas de diversas origens geográficas (Alentejo, Beira Baixa, Trás-os-Montes, etc), sendo as recolhas feitas pelo grupo e por diversas pessoas, entre as quais será de destacar as feitas no Alentejo por Heduíno Gomes (marido de Ana Faria).

Este disco contém temas como "Pingacho", "Não Se Me Dá Que Vindimem" ou "Diabos Levem Os Ratos". Embora seja um disco importante não deixa de ter algumas deficiências, se comparado com trabalhos de outros grupos como a Brigada Victor Jara ou os Vai de Roda.

O segundo trabalho do grupo, editado em 1981 é já mais maduro. A formação sofre alterações com a entrada de novos elementos (são, agora, 17 elementos), entre os quais Artur Pereira que é natural do Distrito da Guarda, mais propriamente de Soito (Sabugal). Como convidado, tocando guitarra, participa Silvestre Fonseca, natural de Famalicão de Serra.

Intitulado "Pelo Toque da Viola", o trabalho apresenta canções de quase todo o país, recriadas pelo grupo. Nele figuram "Pelo Toque da Viola", "Chula Rabela", "Tirana Ateia" ou "O Rapaz do Casaquito".

O grupo estava a evoluir e a deixar para trás algumas das limitações que se notavam no seu primeiro trabalho.

Após serem desfeitos uma série de "equívocos", no dizer de Jaime Ferreira; a banda afasta-se de alguma ingenuidade inicial e declara não ser um grupo de recolha, mas sim um grupo que usa a música já recolhida para fazer o que a sua sensibilidade pede.

O grupo parte de recolhas de César Neves e Gualdino Campos, para além de Fernando Lopes-Graça, Michel Giacometti e Margot Dias e lança o LP "Estilhaços", em 1983.

Neste disco podem encontrar-se verdadeiras pérolas da música tradicional, como "Fui-te Ver, 'stavas labando", "Festas de Campo Maior", "Corridinho" ou o tema "Vitral" da autoria de Mário Piçarra. Desde a capa, até ao conteúdo, os Terra a Terra começavam a pertencer à vanguarda dos grupos que se dedicavam à recriação, com qualidade, da música de tradição oral. (2)

Um último trabalho com o título "Lá Vai Jeremias" seria ainda editado, mas o grupo já não teria continuidade e com o seu fim perdeu-se bastante na música portuguesa.

Os dois primeiros discos encontram-se reeditados em CD, bem como uma colectânea pertencente à série "O Melhor dos Melhores" é dedicada aos Terra a Terra. Em 2005 foram editados em CD os dois últimos álbuns de originais do grupo. (3)

ARISTIDES DUARTE / NOVA GUARDA

(1) O grupo começou por se chamar "Terra Sem Anos".

(2) "álbum já sem o excesso de voluntarismo amador e a ingenuidade musical característicos da música tradicional de finais de 70 e inícios de 80. Embora tudo pareça ainda funcionar segundo a militância generosa que transportava para a música o ideário político que marcava a época e o meio - bastará reparar na ficha comunitária de cada tema, onde se indicam apenas os instrumentos utilizados e não os créditos de cada instrumentista -, o profissionalismo é já audível." José Pedro Oliveira / DN

(3) O grupo terminou em 1985. No total passaram 17 músicos pelo grupo.

DISCOGRAFIA

Dançando e Pulirando (LP, Polygram, 1980)
Pelo Toque da Viola (LP, RT, 1981)
Estilhaços (LP, RT, 1983)
Lá Vai Jeremias (LP, RT, 1985)

COMPILAÇÕES SE

O Melhor dos Melhores nº 83 (Compilação, Movieplay, 1998)
Clássicos da Renascença nº 83 (Compilação, Movieplay, 2000)

NO RASTO DE...

Ana Faria lançou vários discos da série "Brincando aos Clássicos". Colaborou nos trabalhos dos Queijinhos Frescos, Onda Choc, Popeline e Jovens Cantores de Lisboa. Mais recentemente dedicou-se à pintura e editou dois livros para crianças: "Sapatilhas de Cetim" e "Histórias Em Versos Com Música e Dança".

Heduíno Gomes é conhecido por ter sido o secretário-geral do PCP (M-L) nos anos de brasa da Revolução e ser hoje militante do PSD. (AD/NG)

Silvestre Fonseca tem vários discos editados.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.