Edições

Último Podcast (13 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Durante este caminho a que chamamos vida, sentimos, por vezes, momentos de confusão emocional, sentimental e até existencial, que nos encaminham para diversas direções que podem construir ou destruir-nos enquanto pessoa. Cada vez mais, o mundo à nossa volta avança neste sentido e diariamente somos sovados com vagas de intensidades que, na maior parte das vezes, nos apanham desprevenidos.

Love, Fate, Now & Forever é o compêndio de todas estas experiências aliando as formas de sentir à música e a música às formas, dado que serão sempre indissociáveis. Com texturas sonoras que mantém a essência da banda, os From Atomic apresentam 11 canções negras, intensas, densas que tanto nos aconchegam como nos levam a abanar a anca.
O segundo disco da banda mostra um processo de maturação, em que se reconhece o seu som característico, ao mesmo tempo que se nota uma transição para uma nova musicalidade. Os synths tornaram-se parte dominante da música, levando-a ainda mais além no som etéreo shoegaze. Os feedbacks de guitarra estão sempre em background enquanto se sentem riffs harmoniosos que acompanham a voz, quase como uma segunda vocalização; o ritmo e coerência da música ficam a cargo de um baixo sujo e uma bateria repleta de reverb, bem ao estilo dos 80's.
O título do disco resume-se a quatro palavras, independentes, cada uma com a sua própria história que, se associadas, nos podem apresentar um completo mundo novo e uma multitude de histórias totalmente diferentes, como a filosofia do "Amor Fati" - em que a atitude é o prenúncio que molda a nossa perspectiva, ou o desejo eterno de imortalidade - e o "Memento Mori" que nos lembra da inevitabilidade da morte. Quatro palavras que, juntas, nos podem proporcionar inúmeras variáveis, incontáveis contos, sonhos e vidas. É esse o significado deste título e é, também, o da estrada que visualizamos na capa do disco: o
caminho é teu e só teu! Na realidade, o significado é o que lhe quisermos dar, porque somos nós que decidimos a nossa própria história.
O álbum teve como tema de antecipação “Quiet” (Outubro de 2022) e foi lançado no dia 25 de Novembro com o selo da Lux Records e em simultâneo no Brasil pela Before Sunrise Records, com apresentação marcada para o 17 de Dezembro, em Coimbra, no Salão Brazil.

Os From Atomic nascem em Coimbra, em 2018, pela ideia de Alberto Ferraz desafiar Sofia Leonor a fazerem algo em conjunto, aos quais se juntou Samuel Nejati e, numa garagem subterrânea, começaram a surgir as primeiras melodias que se tornaram imagem de marca da banda. Esta imagem retrata uma sonoridade que resulta de uma perfeita simbiose entre a pop vanguardista dos anos 80 e o indie-noise dos anos 90.
A sua melodia transporta influências como Yeah Yeah Yeahs, The Jesus & Mary Chain, Cocteau Twins, The Cure, DIIV, Siouxsie & The Banshees, Joy Division, The Raveonettes ou até Sonic Youth, numa súmula entre 'post punk' britânico da década de 80 e o 'indie noise' da década seguinte, conseguindo recriar um som com marca própria, crua mas firmemente apoiada em melodias pop.
A melodia aveludada das palavras com que Sofia Leonor (voz e baixo) interpela o ouvinte, expõe uma narrativa minimalista que se funde nas guitarras ruidosas de Alberto. O ciclo fecha-se com a fundação rítmica feroz de Samuel (bateria), que enquadra uma atmosfera simultaneamente negra e luminosa.
Em Maio de 2018 lançaram "Heaven ́s Bless", uma faixa que despertou alguma curiosidade no panorama musical nacional. Ganhou espaço em rádios como a RUC e Antena 3, foi incluído na colectânea "A date with Gliding Barnacles" (Lux Records) e integrado no CD Novos Talentos FNAC 2019.
Em Março de 2020, lançaram o seu primeiro álbum, Deliverance, gravado nos estúdios da Blue House e editado pela Lux Records, contando com colaboração em uma faixa de Rui Maia (X-Wife, Mirror People). Apesar da pandemia e das contrariedades a ela associadas, o feedback foi um elixir propulsor para um novo trabalho que está finalmente pronto.

https://www.facebook.com/fromatomic
https://open.spotify.com/artist/3e0kYCKViDmemGwD2ePhLw
https://www.youtube.com/channel/UCl8VYkpGD8MD-7KI1BX9AQQ
https://www.instagram.com/from_atomic
https://www.facebook.com/LuxRecordsCoimbra/

©2022 Lux Records (LUXCD094)
Sofia Leonor: voz, baixo e sintetizadores
Alberto Ferraz: guitarra, sintetizadores, samples
Samuel Nejati: bateria e percussão
Música e letras: From Atomic, excepto faixa 5 por The Passions
Convidados: Tracy Vandal em "Overload" e "I'm Not In Love With A German Film Star"; Toni Fortuna em "Crawl"
Gravado no Blue House Studio
Editado por From Atomic
Mistura e masterização por João Rui
Artwork por Toni Fortuna

1. Strangers (4:48)
2. Quiet (4:54)
3. Crawl (4:20)
4. Higher Love (3:41)
5. I'm Not In Love With A German Film Star (4:41)
6. Go (5:02)
7. Control (4:51)
8. Without You (5:18)
9. Walk Back (3:37)
10. Overload (3:19)
11. I Fall (3:06)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.