Os Dear Telephone alinhavaram com “Birth of a Robot” (2011) – registo inaugural da banda – uma abordagem musical nocturna e austera em contraste com o colorido das referências literárias e cinematográficas que contaminam o universo intimista das suas composições. Depois de um ano intensivo de concertos e outro meio dedicado exclusivamente à construção do primeiro longa duração, preparam-se para editar “Taxi Ballad”.

Numa toada mais densa mas heterogénea, mergulham sem concessões no assumido fascínio pelo quotidiano e suas contradições, no discurso directo e desconcertante das personagens que as vozes encarnam e numa instrumentação dura e sem artifícios. Gravado nos Estúdios Sá da Bandeira por José Arantes/João Brandão e finalizado no Golden Mastering por JJ Golden, "Taxi Ballad" tem o selo da PAD.

Biografia

Os Dear Telephone formam-se em 2010 reunindo Graciela Coelho, André Simão e Paulo Araújo (companheiros nos La La La Ressonance) e Pedro Oliveira (baterista de peixe:avião e Old Jerusalem). Inspiram-se no nome da curta-metragem de Peter Greenaway “Dear Phone” – 1976, para deixar expressa a vontade de decantar soap operas e melodramas de bolso, em pop duro, frugal e minimalista. Editam o primeiro registo em março de 2011 pela PAD, o EP “Birth of a Robot”, entusiasticamente recebido pela imprensa escrita/online e apresentado ao vivo em salas como o Centro Cultural Vila Flor, Theatro Circo, Casa da Música, Hard Club (c/ Anna Calvi) ou em festivais como Optimus Primavera Club, Milhões de Festa, Barco Rock Fest, Alta Baixa, Jameson Urban Routes (c/ Sun Airways), entre outros. Integram a compilação “Novos Talentos Fnac 2011” e representam Portugal na edição de agosto 2011 do “Music Alliance Pact”. Merecem destaque em alguma imprensa estrangeira, com destaque para a japonesa P+M Magazine e integram a banda sonora da curta-metragem brasileira “Contramão” de Fábio Menezes. Ocupam o final de 2012 no processo de composição do primeiro longa duração e integram um novo elemento (Ricardo Cibrão). Este registo tem edição prevista para Abril de 2013.

www.deartelephone.com

1. O dearest knight in shining armour (6:27)
2. That violin lesson suks (3:28)
3. Revelator (6:37)
4. Fit and proper (3:05)
5. Sunset print on postcard (2:45)
6. Everything we know (5:51)
7. Let me rest on your couch (5:17)
8. Hardly the kind of stuff to inspire social chronicles (5:10)
9. Passengers (7:37)