Raia é linha-fronteira, linha-caminho, expressão idiomática e forma verbal. Raia é peixe. O peixe-viola é uma raia. Raia é o projeto-síntese de António Bexiga que percorre as sonoridades da viola campaniça*, nas suas fronteiras acústica e elétrica, analógica e digital, tradicional e experimental, ensaiada e instantânea, em diálogo direto ou diferido com outras formas de arte, visuais ou de performance. Raia é um projeto idiomático, de significado, expressão, erro e coração Raia é um projeto-verbo. Do verbo raiar. Raia é um projeto-peixe, de 10 cordas que navega o fundo do mar e as margens do rio. Raia é um papagaio de papel.

PLANETA CAMPANIÇA

O planeta Campaniça tem a forma de um oito deitado, e um pescoço comprido.
Uma viagem sonora pelas latitudes da viola campaniça, entre a tradição e a experimentação, com demora obrigatória nas linhas de fronteira da música, do instrumento e da pele.
*A viola campaniça é uma das violas de arame portuguesas. Campaniça quer dizer ‘do campo’, das áreas rurais mas também da região campaniça (sul de Portugal, Alentejo).
Normalmente tem 5 cordas duplas (pode ter 12 cordas, sendo que 2 são triplas) e é tradicionalmente usada para acompanhar o cante típico da região Alentejo e ainda para tocar temas para baile.
Este instrumento quase desapareceu nos anos 80 do Séc. XX, os [poucos] tocadores que existiam nessa altura eram idosos. Foi já no início dos anos 1990 que se deu uma grande ação de divulgação no Baixo Alentejo que permitiu formar novos tocadores ao longo dos anos. Hoje, felizmente, já há muitos músicos que tocam a viola como primeiro e único instrumento.

ANTÓNIO BEXIGA

Nasceu em Évora em 1976 mas passou uma boa parte da infância e adolescência na raia alentejana. Foi nesse contexto [raiano] que aprendeu a olhar para o mapa enquanto território imaginado e a fronteira como linha, sobretudo, imaginária.
Estudou piano e guitarra clássica, mais tarde guitarra jazz. Passou por vários projectos, desde o rock à música experimental, fusão e música improvisada. Descobriu depois a música de raiz e o prazer de a virar do avesso. Há vários anos que se dedica à exploração e reinvenção de repertórios tradicionais, a par de composições próprias, num instrumento em particular: a viola campaniça, que tem colocado em diferentes contextos musicais, da música popular ao rock ou à música experimental e paisagem sonora. A sua viola campaniça tocou e gravou um pouco por toda a Europa e em vários lugares da América, África e Ásia. Tem vários trabalhos em vídeo/cinema, teatro, dança contemporânea, performance, teatro de marionetas, circo e cabaret. Faz oficinas regulares de viola campaniça, exploração sonora e criatividade musical. Foi membro ativo de projectos como Uxu Kalhus e No Mazurka Band; fundador de Há lobos sem ser na serra, Bicho do Mato, entre outros. Recentemente, gravou com Kepa Junkera para a Ath Thurda, Omiri (Alentejo Vol. 1), Celina da Piedade, António Caixeiro, Daniel Catarino, Cantadores de Paris, O Gajo.

Discografia recente: Robertos, Viola & Campaniça, é neste país 2019 and 2018; Há Lobos Sem ser na Serra: Cantares do Sul e da Utopia, Vachier Music editions 2017; A Vingança do Bicho do Mato [Bicho do Mato 2016, Vachier Music editions, Capote Música], Extravagante [Uxu Kalhus 2012, disco Antena 1 e Sapo Música], A-do-Baile [No Mazurka Band 2010]Transumâncias Groove [Uxu Kalhus, 2009].

Participações: Subterrâneos [O Gajo] 2021 Alentejo Vol.1 [Omiri], AT Thurdâ [Kepa Junkera] Sangue Quente Sangue Frio [Daniel Catarino, 2019 apoio GDA], Errorismo [Payasos Dopados, 2019], Cantadores de Paris 2019, António Caixeiro EP 2018, Sol [Celina Piedade, 2017], O cante das Ervas [Celina Piedade, 2015], Orgânica Mente Humana [Luís Pucarinho 2015], Aqui há Baile [Aqui há Baile, 2014], Dona Vitória [Uaninauai 2014, Capote Música]

https://raiaplanetacampanica.wixsite.com/meusite/sobre
https://www.facebook.com/projeto.RAIA
https://open.spotify.com/artist/2aSuV6TUiD4qEn3oYDSXRx
https://www.instagram.com/toze_bexiga/
https://raiaprojeto.bandcamp.com/

©2022 Raia
Todos os temas de António Bexiga (Raia)
"Chapeu de Ferro" cita "Hino dos Mineiros"
"Mértola" teve a ajuda de Paulo Pereira e Winga (Nuno Patrício)
Gravado na Black Box - Companhia de Dança Contemporânea de Évora a 10 de Março de 2022
Gravado por João Bacelar com Fernando Mendes
Masterizado por João Bacelar

1. 5 (5:01)
2. Chapéu de Ferro (2:58)
3. Mértola (3:42)
4. Dança dos Pássaros From Suite da Beira (2:59)
5. Nicósia (4:10)