Ainda com a recordação dos incêndios em Pedrógão Grande, da mata de Leiria e de outros tantos locais de Portugal; e como plano de fundo a Austrália a arder durante cinco meses; os milhões de pessoas, no Irão e Iraque, Chile, enfim... por este mundo fora e que se manifestam revoltados contra os que os oprimem; os milhões de pessoas que se juntam para limpar os plásticos que o mar deposita nas praias da Terra; os jovens que se juntam e manifestam contra a falta de ações correctas para minimizar as alterações climáticas; é tempo de Re... Reduzir, Reparar, Reutilizar, Repensar, Reutilizar, Reformar, Revoltar, Reconciliar, Reconstruir, Refazer, Reunir...

Entre tantas vozes de alerta e iniciativas da sociedade, ecoa no ar uma revolução, "Sociedade 5.0": onde a tecnologia terá que ser cada vez mais uma aliada do homem, da natureza e do ambiente; e não se sobreponha a estes, num crescimento desenfreado e irracional da economia, do desperdício e da poluição, onde o menos sobrepõe ao mais, e o "mais e mais" pauta as vidas de pobres e ricos.

Entretanto, chega da China o mais recente e aterrorizante vírus, o Covid-19, para nos colocar a maior das questões sociais: estamos preparados, como povo, para enfrentar este desafio que requer unificação e civismo? No momento em que escrevemos isto, ainda é uma incógnita. É neste contexto que, no início de 2020, os Mind Reset lançam o segundo álbum, "RE..."

Emily Dickinson escreveu que "todo o património são os meus amigos". Ilustra na perfeição quem são os Mind Reset; encaram individualmente e a diversidade a beleza da criação, a gratidão e dádiva como a parte integrante das suas vidas, desde há algumas décadas e de formas tão díspares. Há no amadurecimento das vidas de cada um coisas lindíssimas: o REpensar da existência talvez seja das mais interessantes, pois, no momento em que o senso comum aponta para um inevitável fim, a amizade e o amor produz o que afinal o ciclo da vida nos ensina desde imemoráveis tempos - finda a espiral da descida aos infernos na visão Dantesca da modernidade!
REconstruímos o nosso eu e o nosso ideário de colectivo, quebrando o paradigma e a morte anunciada. REnascendo todos os dias; REconstrói-se, não o mundo novo, mas este que temos que está afinal repleto, também, de coisas maravilhosas. REobserva-se com a devida vénia a dialética da natureza e dela se extrai e REequilíbrio que nos REcoloca felizes connosco, com os outros, com os animais, com a terra, como o mar, com o sol e as estrelas...

RE... é o pequeníssimo contributo para que penses, também, no teu RE, no NOSSO RE...

O projeto Mind Reset, é constituído com elementos de várias bandas dos anos 80 e 90 (Seres, Duplex -Longa, etc) e recomeçaram com uma enorme de vontade de voltar a fazer música, aproveitando a eficiência das novas tecnologias, num mundo em cheio de novos desafios e oportunidades de fazer chegar informação, arte e ideias a um universo imenso de pessoas, através das redes sociais e plataformas digitais.
Começaram, e concretizaram com o primeiro álbum “Reset the mind”, com uma abordagem musical baseada em elementos meditativos e de improvisação, usando bases melódicas, harmónicas, ou rítmicas de cariz minimal, ambiental, usando loops ou sequências aleatórias, sobre as quais os músicos improvisam, criando assim ambientes complexos com sons e nuances, que se conjugam e interagem entre si, permitindo ao ouvinte a possibilidade estar constantemente a descobrir novas sensações ou a entrar em estados meditativos ou de viagens virtuais.
Para o segundo álbum os Mind Reset, apesar de continuarem a fazer assentar a sua música em ambientes, decidiram assumir a utilização de letras e dar mais ênfase à voz, fazendo com que a mensagem passasse de uma forma mais objetiva, assumindo uma posição mais critica e apelativa aos desafios com que a nossa sociedade e o nosso planeta, se deparam.
Por isso o título do novo álbum se designa por “Re…”,
Re é o início de muitas palavras que impreterivelmente têm de estar presentes no nosso dia a dia, porque só assim podemos ajudar a fazer algo, por todos nós.

©2020 Mind Reset
Edição: Maio 2020
Formato: CD
Apoios: Anti-Demos-Cracia e Sinfonias de Aço
Distribuição: Anti-Demos-Cracia

Todas as músicas gravadas no Estúdio Gar em 2019
Produção de som a masterização: José Henrique Almeida

A capa do álbum foi feita a partir de um quadro pintado por José Augusto e que foi executado exclusivamente para o lançamento do CD e pintado a ouvir as músicas do CD.
A parte gráfica, usando o design e estética do quadro é da autoria do Carlos Paes.

Membros da banda:
Jose Henrique Almeida - Produção de som, Samples, equipamentos eletrónicos, voz
Carlos Paes - Produção de Imagem, baixo
Frederico Pais - Guitarra elétrica
Pedro Lourenço - Bateria, Cajon

Outras participações:
Fernando Oliveira – Percussões e Didjeridu
Marta Lourenço – Viola de arco
Paulo de Mendonça – técnico de som e teclas
Mário Resende - Violino

https://anti-demos-cracia.bandcamp.com/album/re
https://www.facebook.com/mind.reset.pt

1. Ânsia de Nada (7:15)
2. Canto das Silhuetas (5:36)
3. Menino do Bairro Negro (6:58)
4. Mel e Fel (6:59)
5. Água Água Água (10:39)
6. Alentejo (8:58)