Reedição da promo-tape de 1994 "Towards A Slow, Painful Ending", numa edição comemorativa dos 25 anos deste trabalho da banda da Grande Lisboa.

Orion's Belt: a história pré-Powersource

Os Powersource deixaram para a posteridade meramente uma promo-tape e apenas à segunda tentativa se tornaram efectivamente uma banda. Em Junho de 1992, o grupo materializar-se-ia comigo e o guitarrista e meu amigo de longa data Rui Lourenço, sob a designação de Orion's Belt. Durante dois meses trabalhámos num instrumental (que concluímos), num tema cantado incompleto ("Self Destruction", incluído neste CD) e na cover de "Mad Butcher" (dos Destruction).
Sem lograrmos completar a formação (e por opção própria, o Rui informara-me desde logo que apenas se manteria na banda até eu encontrar outro guitarrista), ora ensaiávamos na minha casa, ora nos JAP Estúdios, em Sacavém (onde ensaiei com os Dinosaur e gravei a maqueta homónima de estreia, bem como o tema "Accident", incluso na compilação em vinil "The Birth Of A Tragedy"). No entanto, em Setembro de 1992, o convite que os Sacred Sin me endereçaram para integrar a banda colocou os Orion's Belt em stand-by.

Os Powersource tornam-se (uma breve) realidade

Em Dezembro de 1993 fundei, desta vez com sucesso, os agora designados Powersource. O vocalista/guitarrista Ricardo "Choc" (Moby Dick, ex-Eutanásia) junta-se de imediato à banda, seguido, em Janeiro de 1994, por Sérgio "Tareco" (guitarra), rapidamente substituído por Vitor "Vitinho". Recém saído dos Eutanásia (em que tocava o meu amigo e então guitarrista Tó Durães), "Choc" trouxe consigo o riff principal do tema "Betrayal", incluído na maqueta "Master of Life", editada em Outubro de 1994. Transformámos o tema - que intitulámos "At The Front" - de uma forma que se tornou praticamente irreconhecível. Salvo as devidas proporções, esta foi uma versão lusa do litígio "The Four Horseman" (Metallica) vs "The Mechanix" (Megadeth), embora os Powersource e os Eutanásia fossem bandas amigas e o conflito se circunscrevesse aos últimos e ao "Choc". Já na época eu era amigo de longa data de Tó Durães. A batida tribal de "My Inner Fears" foi inspirada em "Kaiowas", dos Sepultura.
Em Abril de 1994, ainda sem baixista, registámos as canções "My Inner Fears" (o clássico da banda) e "At The Front", nos Edit Studios, onde eu havia gravado o álbum de estreia dos Sacred Sin, "Darkside". Estranhamente, captei a bateria num kit de jazz, o único disponível no estúdio.
Esperava que trabalhássemos desde o início com Jorge Adónis (com quem eu havia gravado "Darkside") mas foi um seu colaborador que inicialmente trabalhou connosco. Limitou-se a fazer merda! Decido então chamar o Jorge Adónis para minimizar os estragos, mas "At The Front" ficou irremediavelmente prejudicado. Ricardo "Choc" assegurou a gravação da voz, guitarra ritmo e baixo, tendo-me eu encarregue da bateria e dos teclados. Toda a banda gravou os coros. Ambos os temas foram editados sob a forma da "Promo-tape 94".
Seguidamente, verificou-se o normal processo de divulgação, acolhendo a banda um forte aplauso junto do público e da imprensa especializada underground. Junho de 1994 ficou marcado pela entrada do baixista Gonçalo Gandra e pelo início do processo de composição daquela que seria a primeira demo-tape completa. No entanto, o bandono do Ricardo "Choc" e do Vitor "Vitinho" reduziu a banda à secção rítmica. Os novos temas, profundamente influenciados por bandas como Dream Theater, Atheist e Mekong Delta, revelaram-se incomensuravelmente mais complexos. Apesar de "Choc" ter regressado à banda, o fulgor esmoreceu e decidi encerrar as actividades dos Powersource em Julho de 1995.
(Dico)

Dico: bateria, teclados, coros, letra de "My Inner Fears"
Ricardo "Choc": voz, guitarra ritmo, coros, letra de "At The Front"
Vitor "Vitinho": guitarra solo, guitarra ritmo, coros
Música: Powersource
Gravação: Edit Studios
Gravação, produção, mistura e masterização: Jorge Adónis
Baixo: Gonçalo Gandra
Remasterização: Guilhermino Martins nos Blind & Lost Studios
Design/Capa: Eduardo Ramalheiro

©2019 Dico

1. My Inner Fears (4:59)
2. At The Front (4:22)
3. Self-destruction (tema inacabado gravado num ensaio em 1992) (0:52)