Os Cinemuerte são uma banda rock formada em Lisboa no ano de 2002 por Sophia Vieira e João Vaz, que já antes haviam estado nos Nua. Oito meses depois da formação, os Cinemuerte participaram em dois tributos: The Cure (Our Voices/Equinox Records, da Alemanha, com "Close to Me") e The Misfits (Portuguese Nightmare/Raging Planet, de Portugal, com "Where Eagles Dare").

Em 2006, editam o álbum de estreia, "Born To Ashes", através da Raging Planet, produzido por Amando Teixeira (Ik Mux, Boris Ex-Machina, Da Weasel, Bizarra Locomotiva). O primeiro single, "Stuck In A Moment", foi um rápido sucesso, conseguindo airplay na Antena 3 e abrindo caminho para outro single, "Underwater".
Entre 2006 e 2007 tocaram um pouco por todo o país, abrindo ainda para HIM e My Chemical Romance. Tocaram ainda em dois dos maiores festivais de verão em Portugal, Vilar de Mouros e SBSR, a 25 de Maio de 2006, actuando perante 20.000 pessoas e ao lado de bandas como Korn, Within Temptation, Moonspell, Ramp e Bizarra Locomotiva.
Em 2007 apareceram ainda na colectânea "E Se Depois" (disco de tributo aos Mão Morta) com o tema "Chabala".
Em 2008, os Cinemuerte editam o álbum seguinte, "Aurora Core", também com o selo da Raging Planet. "Aurora Core" apresentava 9 temas, incluindo o primeiro single, "Air", gravado com convidados especiais: Pedro Cardoso (Dolar Llama) na bateria e Ricardo Amorim (Moonspell) na guitarra. O álbum foi misturado e masterizado por Waldemar Sorychta (Lacuna Coil, The Gathering, Tiamat, Samael).
Em 2009, juntaram-se à banda os guitarristas Tiago Menaia e Fred Gonçalves, assim como o baterista Sérgio Lopo. No mesmo ano, a banda tocou no "World Guitar Hero Tour Challenge", evento que teve lugar no Hard Rock Café, em Lisboa. Já em Abril foram convidados a tocar na festa de lançamento do DVD "Twilight" em Lisboa. Mais tarde, em Fevereiro de 2012, foram novamente convidados para para tocar na festa de lançamento do DVD "Twilight - Breaking Down". Em Agosto de 2009, os Cinemuerte gravaram a canção new wave da cantora britânica Kim Wilde, "Kids in America", editada no álbum Metropolis 78/89 (Carbono Records, Raging Planet, Metropolis).
Em 2012 editaram "Wild Grown", terceiro longa duração, misturado e masterizado por Beau Burcehll, músico americano dos Saosin, reconhecido produtor discográfico e engenheiro de som de Orange County, na California. Os Cinemuerte finalmente assinaram com a multinacional Sony Music Entertainment para um contrato de distribuição mundial.
Em 2012, o guitarrista Tiago Menaia abandona os Cinemuerte para se concentrar na sua outra banda, The Temple. Nunca seria substituído.
Três anos depois da edição de "Wild Grown", editam o EP "DHIST" pela Raging Planet. O artwork teve assinatura de Tommy Ingberg, o talentoso fotógrafo sueco premiado pela PXP Prix de la Photographie Paris. "Dog" foi o primeiro single deste EP, tema que teve direito a um video oficial realizado por André Guiomar. Em 2016, o video foi seleccionado para o 12º Festival Audiovisual Black & White.
Após a edição do EP, os Cinemuerte voltaram à estrada e foram convidados a actuar na festa de lançamento de "Uivo", tributo ao conhecido realizador e radialista nacional e autor de "A Hora do Lobo".
Em 2015, os Cinemuerte foram artista do mês no Global Rockstar Contest, patrocinado pela AKG.
Finalmente, em 2019, os Cinemuerte editam "O Refúgio", o 4º longa duração, editado através da sua própria editora, a Core Artists Records.

Os Cinemuerte são:
Fred Gonçalves: guitarras
João Vaz: baixo, samples, teclados
Sophia Vieira: voz
Sérgio Lopo: bateria

https://www.facebook.com/Cinemuerte-75460759201/
http://www.cinemuerte.net
https://cinemuerte.bandcamp.com/

©2019 Core Artists Records
Todos os temas da autoria de Cinemuerte
Gravado por João Vaz no Refúgio
Misturado por João Vaz com a ajuda de João Queirós
Masterizado por Miguel Carvalho no Dalma Productions
Artwork de Leonor Neves e Sousa

1. Until We Say Goodbye (4:58)
2. Twenty Five (4:12)
3. W.T. (5:31)
4. Me, Myself And I (6:46)
5. The Lost And Free (3:23)
6. Silent Notes (5:27)
7. Phobic U (5:06)
8. The Whisper (5:14)
9. Bird With No Broken Wings (4:22)
10. Inner Light (4:39)