O Daniel Catarino voltou a Barcelos para mais um concerto no Club Souto em Roriz. O Sinfonias de Aço não perdeu a oportunidade de voltar a falar com o amigo de longa data, mas jogou pelo seguro e escolheu o local mais puro e mais imune a pecados em toda a freguesia de Roriz: a sala de ensaios dos Doutor Assério.

Ora, homem de imensos projectos, o Daniel Catarino decidiu já há algum tempo concentrar toda a sua energia no projecto com o seu próprio nome. Foi uma decisão artística, fruto da experiência adquirida e de uma nova abordagem para a sua carreira. Como vocês imaginam, tudo isto é analisado à lupa nesta entrevista.
Há todo um conceito novo ou diferente na forma como o músico se apresenta a si e ao seu trabalho. Mais maduro e a abraçar a música como a sua principal actividade, o Daniel, natural de Cabeção no concelho de Mora, no Alentejo, tomou, há algum tempo, a decisão de ir morar para a cidade do Porto. Não é de todo um rompimento com o seu Alentejo, mas uma oportunidade de trabalhar com outras pessoas e de trabalhar mais. Neste concerto, ele tocou com banda, tendo a acompanhá-lo o Manuel Molarinho (baixo) e o Xinês (baterias), dois rapazes qque aparecem aqui no retrato.
Logo a seguir está a entrevista que vocês podem - e devem - ouvir, porque vale a pena.

Daniel Catarino
Fotos: Gonçalo Costa

A entrevista foi emitida na Rádio Barcelos a 25 de Janeiro de 2020.