Desta feita, trago-vos um concerto da banda de Vila Nova de Foz Côa, ao vivo na Discoteca Indústria, no Porto, em Marco de 1989. Chamem-lhe o que quiserem: Nostalgia, História, Sedução…

Afinal, são os saudosos Requiem Pelos Vivos. Para os mais velhos, uma recordação emotiva; para os mais novos, a descoberta de uma grande banda.

1. No Lago da Avenida (3:01)
2. Infidelidades (3:02)
3. Romaria (3:12)
4. Tua Mãe (3:53)
5. Hesitação (3:06)
6. Canção da Desfolhada (3:45)

Alguns dados:

Grupo originário de Vila Nova de Foz Côa constituído por Carlos de Carvalho (baixo e voz), João Paulo Daniel (guitarra) e Pedro Lameirinhas (bateria).
Venceram o 4º concurso de música moderna do Rock Rendez Vous. Como prémio gravam o máxi “Canção do Marinheiro”, produzido por Flak, que incluía os temas “No Lado da Avenida”, “Canção do Marinheiro”, “Romaria” e “Canção da Desfolhada”.
Em 1990 participam, com o tema “A Dança dos Golfinhos”, na compilação” Insurrectos” da Área Total.
Mudam de nome para Requiem. O grupo assina com a BMG que em 1993 editaria o álbum “Coisa da Mãe Natureza” com os temas “(a minha) Abelha Rainha”, “Ter Sempre Por Perto”, “Da Minha Janela”, “Na Chaminé da Casa Grande”, “Entre o Céu e o Medo” , “Na Parede da Muralha Antiga”, “Pedir-te Um Dia”, “Vasos e Flores”, “Pelo Prazer de Jogar” e “Da Cor do Limão”. Participaram no disco o violoncelista João Rola, a violinista Maria do Mar e três elementos ligados aos Rádio Macau: Alberto Garcia, João Pires de Campos (Flak) e Filipe Valentim.
DISCOGRAFIA
Canção do Marinheiro (Máxi, Dansa do Som, 1988)
(como Requiem)
Coisa da Mãe Natureza (CD, BMG, 1993)
Colectâneas
Insurrectos (1990) – A Dança dos Golfinhos”

Fonte: http://anos80.no.sapo.pt/directorio.htm

O grupo Requiem pelos Vivos nasce em 1985 para concorrer ao Terceiro Concurso de Música Moderna do Rock Rendez- Vous. O grupo é constituído por três músicos de Vila Nova de Foz Côa: Carlos Carvalho (baixo, voz), João Daniel (guitarra) e Pedro Lameiri­nhas (guitarra). Estudando em cidades como o Porto, Coimbra ou Viseu, a música acontecia em férias e ao fim-de­-semana. O grupo forma-se em Dezembro e compõe três músicas. O quarto tema exigido pelo regulamento do concurso obriga a uma viagem extra a Vila Nova de Foz Côa e começa a ser esboçado no comboio. Em 1986 conseguiram chegar ao festival, acom­panhados de um quarto elemento, Vítor Trabulo, o que permitia ao estudante de arquitectura em Viseu, Carlos Carvalho, ocupar-se da voz e da guitarra. Não atingiram as meias-finais mas dão alguns es­pectáculos ao vivo e preparam a participação no concurso do ano seguinte. Em 1987, dá-se a desforra para os Requiem Pelos Vivos, chegando à vitória no concurso, em competição com os Morituri (Lisboa) e os Tranz It (Seixal). No ano seguinte, é publicado na Dansa do Som o maxi correspondente à vitória no concurso, produzido por Flak, dos Rádio Macau. Um disco dificil de realizar, dadas as dificuldades em reunir Carlos Carvalho, João Daniel, que cursava eletrónica em Coimbra, e Pedro Lameirinhas, estudante de marketing em Viseu. O disco reúne os temas «Canção do Marinheiro», «Romaria» (dedicado à Presidência Aberta de Mário Soares no Douro), «Lago da Avenida» e «Casa da Desfolhada» e foi gravado nos estúdios Tcha-Tcha-Tcha. Em 1990 participam, com o tema “A Dança dos Golfinhos”, na compilação” Insurrectos” da Área Total. Mudam de nome para Requiem. O grupo assina com a BMG que em 1993 editaria o álbum “Coisa da Mãe Natureza” com os temas “(a minha) Abelha Rainha”, “Ter Sempre Por Perto”, “Da Minha Janela”, “Na Chaminé da Casa Grande”, “Entre o Céu e o Medo” , “Na Parede da Muralha Antiga”, “Pedir-te Um Dia”, “Vasos e Flores”, “Pelo Prazer de Jogar” e “Da Cor do Limão”. Participaram no disco o violoncelista João Rola, a violinista Maria do Mar e três elementos ligados aos Rádio Macau: Alberto Garcia, João Pires de Campos (Flak) e Filipe Valentim.

Fonte: http://underrrreview.blogspot.pt