BIOGRAFIA

Rui Júnior nasceu em Vila Nova de Gaia em 1956. Começou a tocar percussão nos Escuteiros. Estudou percussão na Bélgica, em 1980-81, com Mustapha El Iraki e com Lou Mac Connell.

Em 1982 regressa a Portugal. Inicia a sua actividade como músico e forma os O Ó Que Som Tem?. Os outros músicos do grupo de percussão eram Rui Vaz, José Martins, José Salgueiro, Fernando Molina e João Nuno.

Em Abril de 1983 foi editado, através da Sassetti, o LP "Rui Júnior e O Ó Que Som Tem?".Eui Júnior e o ó Que Som Tem?

Os concertos realizados a partir desta data e a solicitação dos elementos do grupo noutros projectos ditam um interregno de estúdio. 

O grupo reúne-se em 1995 para a gravação do segundo disco.

O álbum "Ó Tambor" é lançado em Maio de 1996. No disco participam Amélia Muge, Finka Pé e José Mário Branco.

Excertos de "Ó Tambor" são utilizados, em 1997, no bailado "Canto Luso" da Companhia Nacional de Bailado. Ainda nesse ano foi estreada a coreografia "See Under X", do israelita Itzik Galili, para o Ballet Gulbenkian, com música de Rui Júnior e interpretação dos Tocá Rufar.

Material de "O Ó Que Som Tem?" é utilizado na peça "Masurca Fogo", da coreógrafa Pina Baush, apresentada no âmbito do Festival dos Cem Dias - Expo’98. 

Um novo disco, "O Mundo Não Quer Acabar", é editado em 1998. O grupo era formado por Rui Júnior, Fernando Molina, Mário Santos, Nuno Patrício, João Luís Lobo e António José Martins. Colaboram no disco Amelia Muge, José Peixoto, Alexandre Frazão, Daniel Nhelas, Sir Aurélio dos Santos, e ainda a orquestra de percussão Tocá Rufar. O disco é nomeado para os Prémios José Afonso.

"Nortada/Ó Malhão" aparece na compilação "Exploratory Music From Portugal 04".

DISCOGRAFIA

Rui Júnior e o Ó, Que Som Tem? (LP, Diapasão,1983)
Ó Tambor (CD, Farol, 1996)
O Mundo Não Quer Acabar (CD, Farol, 1998)