Directório

Último Podcast (13 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Os Roquivários formaram-se em 1981, aproveitando a boleia do emergente Rock Português, sobretudo após o grande sucesso que foi o LP "Ar de Rock", de Rui Veloso.

Quando começaram chamavam-se Rock & Varius e o seu nome reflectia aquilo que a banda pensava fazer: uma música que passava por variados estilos, desde o Pop ao Reggae e ao Ska e não só pelo Rock puro e duro.

A banda era formada por Midus (Voz e Baixo), Mário Gramaço, (Saxofone e Voz), Rabanal (Bateria), Luís Jorge Loução (Guitarra) e Paulo Corval (Baixo).

Gramaço era um saxofonista que vinha do Jazz e tinha tocado com grandes nomes desse estilo, em Portugal. Rabanal tinha sido baterista de um grupo muito famoso, uns anos antes, os Aranha que eram liderados por Luís Firmino.

RoquiváriosNo ano da sua fundação conseguem contrato discográfico com a Rádio Triunfo e editam o LP "Pronto a Curtir" que é um disco onde os vários estilos da banda se encontram presentes. O Reggae surge com " Kaya Ou Não Kaya", o Rock com "Betty Punk", "Ela Controla" e "Polivyinil" e o Pop em vários outros temas. Este disco, no entanto, não trouxe nada de novo ao panorama Rock nacional. Tratava-se de uma música muito comercial e com pouca inovação (além disso o disco foi gravado em muito pouco tempo, com pouco cuidado na produção). A crítica arrasou-o. O público achou alguma piada e a banda manteve-se à tona com bastantes concertos.

Em 1981 lançam o single "Totobola" cujo refrão rezava ' Dizem que o treze é o número do azar, mas este jogo dá dinheiro até fartar'. Este tema, num estilo Reggae/Ska já é melhor produzido e consegue agradar a muito público.Roquivários

A banda muda de editora (para a EMI) e lança o disco "Roquivários" que contém êxitos como "Mês de Abril" e "Cristina (Beleza É Fundamental)". Este disco já não conta com a participação de Paulo Corval que abandonou a banda. Midus passa a ser a vocalista principal. A produção do disco é entregue a Moz Carrapa, membro dos Salada de Frutas.

Apesar de todo o sucesso comercial, a banda não conseguiu impor-se, num meio onde as bandas Rock nascidas com o 'Boom' começaram a ser seleccionadas. De todas as que havia (e chegaram a ser para cima de uma centena) só ficariam os GNR, UHF e Xutos & Pontapés . Pouco tempo depois, os Roquivários davam por terminadas as suas actividades. (1)

ARISTIDES DUARTE / NOVA GUARDA

(1) Sobre essa altura Midus recorda bons momentos e memórias de estúdio mas não esconde os problemas que a determinada altura assolaram a banda, alguns deles de foro pessoal. "O ambiente começou a deteriorar-se e tivemos de dar concertos durante mais um ano". Midus / CM

DISCOGRAFIA

Pronto a Curtir (LP, RT, 1981)
Totobola/Ela Controla (Single, RT, 1981)
Cristina (Beleza É Fundamental)/Disc-Jockey (Single, EMI, 1982)
Roquivários (LP, EMI, 1982)

Colectâneas

Portugal Remix (2005) - Cristina

NO RASTO DE...

Midus lançou em 1985 o single "Lá Longe". Foi para Londres gravar um disco com Luís Jardim e nunca mais voltou. Em 1988, Midus e a Banda Amazónia participaram com o tema "Amazónia", escrito por Luís Jardim, no Prémio Nacional da Música.  Em 1992 gravou um álbum com os Coming Up Roses para a Utility Records, a editora de Billy Bragg. Depois tocou seis anos com Anne Clark e acompanhou Tanita Tikaram, Melanie C e Kym Marsh. Em 2001 confessou ao Correio da Manhã "tenho muita coisa escrita e gostava de gravar para uma editora portuguesa".

Mário Gramaço é professor de Saxofone, desde 1988,  na Escola Profissional de Música de Almada. Tem liderado os seus próprios grupos de música instrumental. Colaborou no disco "Timidez" de Miguel Ângelo e tocou com os Delfins nos concertos de apresentação do álbum "Babilónia".

Jorge Loução era Professor de Educação Musical. Foi vocalista dos Graffiti que chegaram a editar um álbum homónimo (CBS, 1988), mas pouco tempo depois deram por findas as suas actividades musicais. Tocou em bares até assentar no Bar Woodstock, em Almada.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.