Artigos

Último Podcast (13 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

QUANTUM LEAP: EPISÓDIO 236:

"Destruição, Destruição", diz um rapaz com ar de trolha , no meio de uma sucata. Ainda existiam os CTT. Aos saltos.  Agora há quem diga (o Ricardo Camacho) que "o" rock já chega ao campesinato e ao operariado. O António Macedo, com o mesmo cabelo, fala como se fosse um porta voz do MFA, para explicar e bem, esse fenómeno de cintura industrial que é "o" Rock.

Uns artistas cujo nome não foi divulgado cantam mais ou menos "anda no rock" e "o nosso rock, ilusão e luz". Num coreto, para o espanto dos pobres transeuntes, ao melhor estilo “Guerra dos Mundos”. O apresentador Jorge Pego, fala em revolução, e diz exactamente as mesmas coisas sobre a música portuguesa que possivelmente o Toy diria em 2005; e um pouco antes "o" Pai, dizia no tom que ainda mantém 24 anos depois, e com aquele ar esforçado , que... já me esqueci. E a emissão abria com um indicativo que misturava aviões, umas gajas a comer gelados, estilo "Baby Suicida", que "toma 100 calmantes e chama os amigos para a ver morrer", na tradição mais gótica da Siouxsie da Linha de Cascais onde o clip decorre, e como todos os outros com muitos carochas e 4L, os pópós do Portugal do “Viva a Musica”.

O António Duarte, de guarda chuva vermelho em plena Avenida da Liberdade, a dizer umas coisas sobre os ingleses, e não sei que mais. A que se segue a new wave algures entre os Monkees e a cold wave de uns artistas com uns fatos macacos mutantes, cujo video começa na Praia no Estoril e acaba num estúdio, como sempre, proporcionado pelo imortal Rock Rendez Vous.

Agora as noticias, em directo de um estúdio da Radio Comercial. Agora uma explosão, um cogumelo e uma voz tonitroante a dizer TNT - Todos No Top, cujo primeiro, primeiro lugar é a Salada de Frutas e a sua pop robótica algures entre Joe Jackson, The Tubes e Fischer Z e o fado. A mesma voz que diz “Viva a Musica” e o respectivo video jingle reaparece.

Sigo por acaso o que creio ser a emissão inaugural do mítico programa. E se outras coisas não se conseguissem com estas reexibições, uma é evidente: os bigodes eram de facto importantes para confirmar o look Diniz de Almeida, Ché Nuno Martins e o enorme Jaime Fernandes. Que saudade, é mais uma das vozes a juntar-se a este debate, dizendo que os jovens devem conquistar o mercado nacional e não os internacionais. Relativamente saturado, diz Fernandes. Exortando ao português como língua do "movimento". Nos anos 80!!!

Agora os UHF no estúdio, onda “behind the scenes”. Antes os GNR de “Portugal da CEE”, style série "Quantum Leap", algures entre os Killers, Franz Ferdinand e Magazine de Howard Devoto. Cães na praia; ondas; cacilheiros e surf e filas de carros, a que se junta agora um Datsun e um Mini, onda calendário, e respectiva banda sonora, um daqueles instrumentais da época que se pilhavam dos discos de demonstração, anunciavam o final da emissão. Amén.

BANDA VISUAL: a Foz dos Taxi em 1980 e a "TV WC", anúncios no primeiro; e não sei que no segundo. E por ai ficava a dieta televisiva, caricaturada , pelos futuros criadores do "Major Alvega" na Senhora da Hora City.<class="textod">

--------

(Parêntesis): <class="textod">Existe um sentido de conexão muito estimulante, na forma como este pasquim digital se vai desenhando. Quando me sento com o objectivo de preencher, este jornal de parede, nem sempre tenho temas definidos. No Post anterior fiz uma referência à série "Quantum Leap" com Scott Bakula e o bizarro e "lynchiano" Dean Stockwell. Para os distraídos uma série que em formato sci-fi, analisava profundamente a cultura popular de massas do século XX. Foi nessa série que pensei, e no seu concept, aplicado ao mundo da pop-rock que todos conhecemos que pensei, numa manhã americana, em plena Pioneer Square na muito europeia, zona histórica de Seattle. (AC/25-06-2003)

Escrito por Álvaro Costa às 7:08 PM Domingo, Novembro 14, 2004 - Blog Via Rápida

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.