Artigos

Último Podcast (13 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

É com canções, canções como «Um Dia a Mais» ou «Bom Dia Lisboa», canções que mostraram a possibilidade de uma música ao mesmo tempo popular e inteligente, que os Rádio Macau ganharam um lugar na cultura urbana portuguesa. É um lugar definitivo, pois para além das canções que continuaram a plantar na nossa memória colectiva durante os vinte anos passados sobre esse momento fundador, os seus concertos, onde a qualidade das composições é ampliada por interpretações dedicadas e enérgicas, mostram uma banda que vive da comunicação com o público e com quem este se relaciona, ou melhor, de quem o público se torna cúmplice. Esta espécie de magia está pronta para ser de novo libertada. Depois de um álbum, «Acordar», onde as guitarras continuam a marcar o som orgânico da banda de Xana, Flak, Alexandre Cortez e Filipe Valentim, seguem-se os concertos. Concertos que, como sempre com os Rádio Macau, são um momento de sublimação da vida e de celebração da música.

28 de Maio de 1983 é a data que os historiadores retêm, porque nessa noite o grupo apresentou, no Teatro Experimental de Cascais, o seu primeiro concerto como Rádio Macau. Um ano depois é editado o primeiro álbum de originais, onde sobressaem «Bom Dia Lisboa» e «Um Dia a Mais» - matrizes que uma mão cheia de álbuns posteriores estabeleceriam como a marca dos Rádio Macau – e um surpreendente bónus: uma versão de «O Comboio Descendente», o original de José Afonso, em que o grupo ousa contaminar a canção com a visão musical de uma nova geração, mostrando, no processo, que os Rádio Macau não eram uma banda estacionada na faixa de rodagem da facilidade e da vulgaridade.

Foi um início auspicioso que levou a um passo mais arrojado: a publicação, em Abril de 1986, do álbum conceitual «Spleen», produzido por Carlos Maria Trindade. Este disco é – por assim dizer – o prolongamento do máxi-single «A Vida Num Só Dia», um grande êxito na rádio desde a sua edição quase um ano antes. O arrojo de utilizar cordas e piano, de maneira nenhuma um hábito na música aparentada ao pop/rock produzida então em Portugal, gerou alguma controvérsia que não impediu porém a correspondência do público e de uma parte considerável da crítica.

Em Novembro de 1987 chega aos escaparates «O Elevador da Glória» e, com ele, canções hoje clássicas. Logo para começar a que dá nome ao disco, e ainda «O Anzol» ou «Cidade Fantasma». Depois de oito meses na estrada, regresso ao estúdio para, em Outubro de 1989, lançar «O Rapaz do Trapézio Voador». E com ele outra canção, «Amanhã É Sempre Longe Demais», para integrar o panteão de clássicos dos Rádio Macau. «A Marca Amarela», o primeiro álbum do grupo a atingir a marca de Disco de Prata, é publicado em Outubro de 1992.

Menos de um ano depois, os Rádio Macau anunciam a suspensão da sua actividade. Durante sete anos, Xana, Flak, Alexandre Cortez e Filipe Valentim dedicam-se a projectos individuais ou com outros músicos, até que, em Outubro de 2000, o colectivo regressa à vida com o álbum «Onde o Tempo Faz a Curva», onde arranjos e instrumentações ambientais apresentam os novos caminhos da sua música.

O ano passado trouxe um novo desafio para os Rádio Macau: regressar à sua raiz musical e compor, pela primeira vez, as letras dos onze originais que fazem «Acordar», publicado em Novembro e que agora começa a ser apresentado em espectáculos por todo o País, ombro a ombro com as canções clássicas e as interpretações únicas destes músicos a quem o tempo não retirou, antes amplificou o talento, a dedicação e a energia com que se entregam às canções sobre as tábuas de um palco.

TEXTO DE RUI MONTEIRO - FEVEREIRO DE 2004

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.