Arquivo Morto

Último Podcast (23 Março 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

DÉCADA DE 80

O início da década fica marcado pela publicação do primeiro código da publicidade. Com a entrada de Portugal na CEE, as empresas nacionais percebem que estão inseridas num panorama comercial cada vez mais competitivo e fazem enormes esforços de comunicação. O aumento dos orçamentos reservados à comunicação e a existência de meios cada vez mais modernos, permite uma aproximação da publicidade portuguesa aos padrões internacionais. Enquanto os Estados Unidos e a União Soviética travam a guerra fria, em Portugal assiste-se a uma normalização do panorama político e social que permite o regresso das grandes agências internacionais. Depois de um período de bancarrota, pouco a pouco, respira-se novamente um clima de crescimento económico.

A publicidade abandona finalmente o estilo informativo, lançando-se em abordagens mais criativas e inovadoras. Ficam na história campanhas protagonizadas por crianças e velhinhos simpáticos como a dos chocolates Regina - «O coelhinho foi com o pai natal e o palhaço no comboio ao circo!» - e do pudim Boca-Doce - «O boca-doce é bom, é bom, é, diz o avô e diz o bebé!». Herman José empresta o seu talento a campanhas da Água Castelo e Brize Contínuo e Fernando Girão grita que a Regisconta é «Aquela Máquina». Ao mesmo tempo surgem as primeiras campanhas com claras intenções pedagógicas e preventivas. Na segunda metade dos anos 80 o surgimento das primeiras publicações da imprensa especializada e a multiplicação das estações de rádio fornecem à actividade publicitária um cada vez maior número de canais para a comunicação de produtos. Os últimos anos da década de 80 ficam ainda marcados pelo surgimento das primeiras grande superfícies, de onde se salientam o Jumbo e o Continente. Depois delas o panorama da distribuição nunca mais foi o mesmo.

Marta Coelho / Marketing & Publicidade
Extracto do artigo 'Um século de marketing em Portugal'

Já os Xutos & Pontapés calcorrearam muita estrada até conseguirem patrocínios e apoios. A experiência ensinou-lhes a escolher as oportunidades e a medir as consequências. Um dos casos mais flagrantes relacionado com patrocínios mal sucedidos decorreu durante a digressão do disco "Gritos Mudos", nos anos 80. Patrocinada pela Sumol, esta digressão agendada para dois anos, parecia arruinada ao fim de seis meses. De acordo com Zé Pedro, a Sumol ouviu as explicações. "Fomos enganados pelo agente." A ligação à Sumol foi ridicularizada por alguma imprensa nacional da época. Em causa estava a imagem de rebeldes que os Xutos passavam desde o início da carreira. A aliança ao refrigerante parecia paradoxal e mereceu comentários, mas também serviu de lição a quem opera nesta área.

Marketing & Publicidade

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.