Edições

Último Podcast (23 Março 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

"O meu primeiro contacto com o piano surgiu através da improvisação, no início da minha adolescência. De seguida vieram duas décadas de estudo e dedicação de uma forma muito apaixonada e exclusiva à música clássica. No entanto, a necessidade de me religar à improvisação surgiu há cerca de 10 anos atrás. Eu queria agora expandir a minha criatividade de uma forma mais espontânea, onde não tivesse um texto ou um estilo musical aos quais me tivesse que cingir.

Não foi fácil voltar a sentar-me ao piano e esvaziar-me para poder ter liberdade total, mas a minha vontade de ir mais longe na minha relação com a música era tanta que não só continuei o processo como também o quis partilhar com os outros. Assim começaram uma série de concertos improvisados, num ambiente mais ou menos íntimo, muitas vezes ligados à meditação.

 Desses momentos de improvisação surgiram os temas que aparecem neste álbum. Alguns foram adaptados e organizados de forma a serem transformados em pequenas peças, e outros - como Noite II e Luzes - surgiram espontaneamente durante as gravações.

As peças deste álbum são viagens ao meu interior na procura de me reencontrar na minha essência mais pura. É esse mesmo convite que faço ao leitor: o de se reencontrar consigo mesmo e com o que de mais profundo existe dentro de si."

(Vatayan 02/2015)

Biografia
Pianista, pedagogo, compositor, improvisador e dj, desenvolve há mais de 25 anos uma intensa actividade profissional na área da música em géneros diferentes como Música Clássica, Pop, Rock, Jazz e Música para Meditação.

Recentemente lançou o seu primeiro álbum de originais a solo intitulado "Agora". Os temas deste album refletem a sua postura eclética como músico e nascem da sua relação íntima com o piano através da improvisação.

Licenciado pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, nas classes de Pedro Burmester e Sofia Lourenço, e Mestre em Educação Musical pela Universidade do Minho, foi professor de piano no ensino vocacional da música durante 20 anos, 17 dos quais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, formando um número considerável de profissionais da música - pianistas e professores. Laureado no Prémio Helena Sá e Costa (1994) e Concurso de Piano da Covilhã (1998), desenvolveu uma carreira como pianista de música clássica actuando regularmente e gravando em Portugal e Itália.

Actuou a solo ou integrando diversas formações, participou em inúmeros festivais musicais entre os quais Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Encontros da Primavera, Música na Universidade (Braga), Música no Outono (Braga), Memórias do sec. XX (Barcelos), Jornadas de Cultura Alemã (Braga), Festival Raízes Ibéricas (Cascais), etc. Apresentou-se em Roma, no IPSAR onde gravou ao vivo três CD's, incluindo diversas primeiras audições de obras contemporâneas.

Como pianista e DJ, desenvolve diversas actividades, unindo a performance musical à meditação: concertos meditativos; workshops de meditação com música e mantras. Como compositor, cria também música para Meditação e 2015.

Criou e sistematizou o Curso Prático de Piano, um sistema de pedagógico totalmente inovador, direccionado para alunos de piano de qualquer idade, valorizando a intuição como forma de aprendizagem e proporcionando uma evolução muito mais rápida e eficiente no domínio do instrumento do que os sistemas de aprendizagem tradicionais.

http://www.vatayanpiano.com
www.facebook.com/vatayanpiano

© 2015 Paulo Vatayan
Produção: Vatayan
Masterização: Serafim Barreira
Fotografia: Maximino Gomes
Design gráfico: José Pedro Costa

1. Aqui / Here (3:40
2. Agora I / Npw I (3:52)
3. Agora II / Now II (3:44)
4. Vales / Valleys (5:43)
5. Noite I / Night I (2:44)
6. Noite II / Night II (3:10)
7. Toque / Touch (4:18)
8. Crianças / Children (3:00)
9. Nós / Together (6:41)
10. Luzes / Lights (10:06)
11. Epílogo / Epilogue (7:06)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.