Edições

Último Podcast (23 Março 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Os Tape Junk surgiram em 2012 no seio da família Pataca: uma derivação directa e natural dos Julie & The Carjackers - banda formada em 2009 por João Correia e Bruno Pernadas e cujo primeiro album “Parasol” seria editado pela Pataca Discos. Estes suspenderam temporariamente a sua actividade, enquanto João Correia fundou os Tape Junk e Bruno Pernadas dedicou-se ao seu trabalho de estreia a solo “How Can We Be Joyful in a World Full Of Knowledge”, editado na Pataca Discos em 2014.

Em 2013, os Tape Junk lançaram “The Good & The Mean” (Optimus Discos). João Correia conta com a colaboração de Nuno Lucas e António Vasconcelos Dias (a secção rítmica dos Julie & The Carjackers), Bruno Pernadas, Francisca Cortesão (Minta, They’re Heading West) e Frankie Chavez, guitarrista que acompanharia a banda em grande parte dos espectáculos que se seguiram ao lançamento do disco.
O álbum de estreia foi muito bem recebido pela crítica e pelo público. Nas palavras de Emanuel Carneiro, “The Good & The Mean” reflecte “a existência de talento e de domínio do vocabulário básico da folk e do rock” (Jornal de Notícias, 13/07/2013). Com a experiência dos muitos concertos juntos, mais do que o projecto a solo de João Correia, os Tape Junk passaram a ser a banda de João Correia (voz e guitarras), Nuno Lucas (baixo eléctrico), António Vasconcelos Dias (bateria) e Frankie Chavez (guitarras e slide guitar).

Os Tape Junk são uma banda rock. Com um vocabulário assimilado a partir de bandas como Pavement, Giant Sand, Stooges, Rolling Stones ou Velvet Underground. Através de uma linguagem simples e, simultaneamente, intensa, João Correia escreve sobre situações do quotidiano com as quais facilmente nos identificamos: histórias comuns, situações inusitadas, episódios caricatos ou simples romances.
Os Tape Junk são uma banda de palco. Desde o lançamento do primeiro disco, a banda actuou de norte a sul do país com destaque para a abertura do festival de Paredes de Coura, Vodafone Mexefest e TMN ao Vivo (1ª parte de Young Gods), Nós Em Palco e circuito Outonalidades. Num registo mais intimista, João Correia partilhou várias vezes o palco com Francisca Cortesão (Minta & The Brook Trout), com quem toca em They're Heading West, e interpretou temas dos projectos musicais de ambos.
O segundo disco dos Tape Junk é uma espécie de ‘statement’ sobre a banda. Disco homónimo, “Tape Junk” foi gravado e produzido por Luís Nunes (aka Walter Benjamin) no Alvito, Alentejo. Ao contrário do primeiro, este trabalho resulta da interacção directa entre todos os elementos do grupo. Durante três dias, os quatro músicos registaram juntos as nove músicas de “Tape Junk, em “live takes” para gravador 8 pistas.
Praticamente metade dos temas do disco (“Substance”, “Joyful Song”, “Six String and The Booze” e “Thumb Sucking Generation”) nunca tinham sido tocadas antes, nem ao vivo, nem em ensaios. Os restantes já faziam parte do repertório ao vivo e foram gravados como são tocados em concerto.
O facto do disco ter sido registado num espaço relativamente pequeno, sem qualquer isolamento dos instrumentos, e dos músicos apenas conhecerem metade das músicas que iam gravar quando chegaram à aldeia de Alvito foi algo que imprimiu uma particular energia e espontaneidade às gravações. O resultado é um álbum mais cru e mais imediato. Um salto enorme, fruto da partilha entre os vários elementos da banda, que aproxima “Tape Junk” daqueles Tape Junk que contagiam o público nas actuações ao vivo.

Links:
Facebook – www.facebook.com/TapeJunk
Bandcamp – http://tapejunk.bandcamp.com
Nós Discos - http://nosdiscos.pt/discos/artistoptimusdiscos/the-good-and-the-mean-2
Thumb Sucking Generation” - www.youtube.com/watch?v=SibCsdTL_D8&feature
"Buzz - www.youtube.com/watch?v=piF0VWKF1-Q
"No Romance Without Finance" - www.youtube.com/watch?v=f2kObo4rXpg
"The Good & The Mean", por A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria - http://vimeo.com/68171799

Reviews:

Em The Good & The Mean descobrimos um óptimo primeiro passo para os Tape Junk de João Correia. A mira está praticamente afinada. Aguardemos pelo disparo certeiro, sem máculo, letal.”
Mário Lopes // Ípsilon (Público), 19.07.2013

Only Son, com ecos de Elliott Smith, o corridinho western The Good & The Mean e a doçura de Buzz, com coros de Minta, prometem bom tempo no horizonte deste cowboy.”
Lia Pereira // Blitz, Julho 2013

© 2014 João Correia (P) 2015 Pataca Discos
Todos os temas da autoria de João Correia
Luis Nunes tocou orgão, percussão e cantou em alguns temas
Mariana Ricardo canta em "The Left Side Of The Bed" e "All My Money Run Out"
Valeria Caboi fala em "Thumb Sucking Generation"

Gravado em 8 pistas do estúdio 15B (o sótão do Luis Nunes), em Alvito, entre 2 e 4 de Junho de 2014
Vozes e averdubs adicionais entre 14 e 16 de Julho de 2014

Produzido e misturado por Luis Nunes em Alvito
Masterizado por Tiago de Sousa

Artwork de João Paulo Feliciano
Foto da banda: João Paulo Feliciano com Nuno Sousa Dias
Masterização do artwork por Hélder Luis

www.pataca.pt

1. Substance (5:37)
2. Bag of Bones (3:19)
3. Scratch And Bite (2:57)

4. Six String And The Booze (4:00)
5. Joyful Song (2:21)
6. Me And My Gin (2:18)
7. All My Money Ran Out (2:41)
8. The Left Side of The Bed (2:50)
9. Thumb Sucking Generation (7:52)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.