Edições

Último Podcast (23 Março 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Mano a Mano é o duo formado pelos irmãos André e Bruno Santos, dois guitarristas com um vasto percurso musical, maioritariamente no estilo Jazz, onde são considerados dois dos mais importantes músicos a nível nacional. Neste duo, que resulta de uma forte empatia entre os dois irmãos, a escolha de repertório é baseada em originais escritos ou adaptados especificamente para este o duo, e arranjos de canções de autores como Tom Jobim, Chico Buarque, Max, Jim Hall, Irving Berlin ou Thelonious Monk, que os manos foram descobrindo e partilhando ao longo dos anos.

O primeiro disco, editado em 2014 de forma independente com o apoio de uma campanha de crowdfunding muito bem sucedida que contou com cerca de uma centena de participantes, foi apresentado em diversas salas do país num total de cerca de 40 concertos, e gerou várias críticas nacionais e internacionais.

Para este segundo disco, “Mano a Mano Vol. 2”, os manos Santos focam-se somente no “duelo” de guitarras, com repertório dinâmico, que incorpora momentos de virtuosismo, elegância e humor, explorando as inúmeras possibilidades deste formato. Dando primazia ao som acústico, André e Bruno exploram várias formas de diversificar os seus arranjos, usando, por exemplo, processamento de som (reverb, wah-wah, distorção, loops, pitch-shifter e outros.) e técnicas percussivas. Outra das novidades é a inclusão do Braguinha/Machete em alguns temas, um instrumento tradicional madeirense, da família dos cavaquinhos, que para além de criar dinâmica no repertório, explora e incita a novas abordagens neste e noutros cordofones tradicionais.

Com o objetivo de tornar o duo ainda mais sólido em todas as vertentes, musicais e não-musicais, e com isso cativar novo público, o espetáculo ao vivo aliará a parte musical à visual. À imagem de marca de Mano a Mano, que consiste numa guitarra para cada lado, em formato V, resultado de André ser esquerdino e Bruno ser destro, juntar-se-á um cenário, como se os manos recebessem o público em sua casa, na sua sala-de-estar, onde tudo começou há cerca de 20 anos. A execução dos temas, o diálogo com o público, contextualizando e explicando o conceito do grupo e repertório escolhido, é assim apresentado num ambiente descontraído e familiar, tornando este formato mais acessível para público menos habituado a música sem palavras.

Mano a Mano é parte fundamental no percurso artístico de André e Bruno Santos, porque aqui se exprimem de forma orgânica, sem restrições de estilos, onde para além de uma química musical muito forte e bem trabalhada, existe uma empatia pessoal e toda uma história de irmãos que se transmite naturalmente nos concertos.

BIOGRAFIA

“Desde há algum tempo, apesar dos 10 anos que nos separam, que nos habituámos a tocar em duo. Ainda na Madeira era comum tocarmos juntos, logo desde o 1º momento em que o júnior começou a tocar, acompanhando o sénior nos “standards” e “bossas” típicos de “jam session”.

Uns anos mais tarde, possivelmente em 2009 ou 2010, fizemos a nossa 1ª apresentação ao vivo e a partir daí outras se seguiram.

Temos alternado entre a formação duo e quarteto e apesar de não ser muito comum o uso de duas guitarras, acabámos por encontrar terreno comum e fazer funcionar aquilo que começou por ser uma brincadeira de casa.

De há uns tempos para cá decidimos que faria sentido registar a música que temos tocado ao longo dos anos e cá está o 1º “Mano a Mano”. Espero que se divirtam a ouvir, tanto como nos divertimos a tocar e gravar este disco.”


https://www.facebook.com/manoamanosantos

©2017 Mano a Mano
Gravado nos dias 1 e 2 de Junho de 2017 no Paulo Ferraz Studio
Design e artwork: Bruno Pereira
Fotografia: Paulo Segadães

1. Super Mário (4:52)
(André Santos)
2. Dinah (4:20)
(Harry Akst / Sam M. Lewis / Joe Young)
3. A Cadeira, o Baloiço e a Rosa (4:07)
(Bruno Santos)
4. Without A Song (4:21)
(Vincent Youmans / Billy Rose / Edward Eliscu)
5. Vignette (3:26)
(Hank Jones)
6. Nem Tudo é o Que Parece (6:02)
(Bruno Santos)
7. Modinha / Carta Ao Tom (6:11)
(Tom Jobim / Vinícius de Moraes) / (Toquinho / Vinícius de Moraes)
8. Bolinha de Papel (3:11)
(Geraldo Pereira)
9. Grand Slam (5:48)
(Benny Goodman / Jim Hall)
10. Trinkle Tinkle (4:04)
(Thelonious Monk)
11. Mano a Mano (7:02)
(André Santos / Bruno Santos)
12. Carolina (6:18)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.