“Parece que estamos em maus lençóis. É a crise, deve ser a puta da crise. Mas nada pode ser assim tão grave quando estes dois se sentam em silêncio numa sala de ensaios e saem de lá com um disco que nos faz querer suspender o tempo e as preces por dias melhores. As canções, se é que assim lhes podemos chamar, estão mais negras e são capazes de nos pôr em bicos de pés a tentar adivinhar o que se segue.

Mas nunca nos dão o que estamos à espera e deixam-nos os dedos sem unhas, roídos até ao osso. E há sempre um balanço, como se bêbados tentassem sentir o chão e este lhes fugisse sempre em contratempo.
São só eles nos bancos da frente e nós na mala do carro de olhos vendados sem saber para onde nos levam. Parece que estamos em maus lençóis.”
André Henriques (Linda Martini)

“Entre o Serengueti, Chicago e Lisboa há uma planície enorme.
Ampla, com um horizonte a perder de vista.
Nessa planície corre uma gazela.
Lisboa sabe misturar e na cabeça do guitarrista Pedro Ferreira e do baterista Miguel Abelaira, pôs as cadências sincopadas dos ritmos africanos a encontrarem-se com os sons da desconstrução que a aventura pós-rock ofereceu às gerações futuras. Sobre a frecha onde se encontram estas duas placas tectônicas, passado e futuro, peles e electricidade, os dois músicos começaram em 2012 a tocar e trocar ideias. No mesmo ano lançaram o single “Afrobrita”.
Os Quelle Dead Gazelle começam assim a correr e ainda não mostraram sinais de falta de fôlego.
Em 2013 o primeiro EP gravado e produzido por Makoto Yagyu e Fábio Jevelim, leva-os aos palcos do NOS Alive, Milhões de Festa, Paredes de Coura e Serralves em Festa.
Com mais de 50 concertos dados, chegam ao final de 2015 com sede. Sede de subir a barra num novo disco e de o mostrar ao vivo. “Maus Lençóis” é o primeiro longa duração da banda e regista o re-encontro do duo de músicos Ferreira-Abelaira com o duo de produtores Yagyu-Jevelim desta vez no estúdio HAUS. O novo disco traz o adensar do vocabulário que “Afrobrita” iniciou e mostra a “gazela” em controlo, força e graça. Quelle Dead Gazelle lança “Maus Lençóis” em Maio e em Maio lança-se à estrada, porque a planície por onde correm ainda tem muito por mapear.”
Quim Albergaria


Miguel Abelaira (bateria)
Pedro Ferreira (guitarra)

© 2016 Turbina / Cultura Fnac
Gravado e misturado por Makoto Yagyu e Fábio Jevelim no Haus em Novembro de 2015
Produzido por Makoto Yagyu, Fábio Jevelim e Quelle Dead Gazelle
Participação da guitarra de Fábio Jevelim e do baixo de Makoto Yuagyu em "Fala Baixo"
Artwork por Studio Pyramid

www.facebook.com/quelledeadgazelle
http://www.turbina.org

1. Sede (5:21)
2. Pedra Pomes (3:51)
3. Vaca Fria (4:03)
4. Abismo (5:10)
5. Burundi (6:19)
6. Costas Crentes (3:37)
7. Chavalo Lusitano (4:06)
8. Fala Baixo
(5:39)