Os Osso Vaidoso, de Ana Deus, Alexandre Soares e João Pedro Coimbra, voltaram a Barcelos para um concerto no Museu de Olaria, no Dia Internacional dos Museus. No final, o Sinfonias de Aço aproveitou para falar com a Ana, que já tinha atrás de si várias semanas de concertos e três diferentes só nesse mesmo fim de semana: este com Osso Vaidoso e antes com Bruta e Três Tristes Tigres. E, acreditem, a Ana é muito menina para isto: enfrentar as vagas ameaçadoras do desafio, mas sem hesitações.

Não se pense sequer que ela é muito agarrada aos Ban (cuja reunião há uns tempos ela não integrou) ou aos Três Tristes Tigres (de novo na estrada). Ela nem tem os discos da banda e até já se esqueceu de algumas letras, mas o youtube deu uma ajuda, a meias com quem, em boa hora, lá colocou os temas: foi lá que ela foi estudar as suas próprias canções para as voltar a ensaiar. Pode parecer estranho, mas nada que surpreenda o entrevistador, já que isto é mais comum entre os artistas do que o comum de nós, meros espectadores, poderia imaginar.
Pois bem, mas não se pense que no fim de uma noite e num fim de semana muito exigente, o Sinfonias de Aço iria exigir uma entrevista técnica ou de carreira à Ana Deus. Também se fala de música e de alguns aspectos que caracterizam os projectos artísticos que a Ana abraça, mas também falamos do museu e da louça que ali estava, dos imensos diabos e galos que nos fitavam atentamente, das visitas a Barcelos e de tantas outras coisas que estão aí nessa conversa que podem ouvir mais em baixo depois do retrato (que é posterior a esta entrevista).

E mais: enquanto conversávamos confortavelmente instalados no andar de cima, em baixo os estivadores de serviço arrumavam o material e fizeram um cagaçal medonho e ao nível de envergonhar toda uma colónia de albatrozes. Se eu adivinhasse que o estardalhaço era tanto, tinha levado um microfone mais foleiro. Assim, arranjou-se o que foi possível.

Ana Deus (Fim de Ano 2017/2018)
Foto: Vitorino Coragem

A entrevista foi emitida na Rádio Barcelos a 25 de novembro de 2017.