Os 10000 Russos são uma banda do Porto, mas nenhum dos seus 3 elementos é natural do Porto. O Sinfonias de Aço esteve à conversa com eles, a propósito de um concerto no dia 29 de janeiro, no Círculo Católico de Operários de Barcelos. Foi na sala principal, mas na plateia e não em cima do palco, criando uma intimidade maior com o público. No final, falámos com os 3 amigos, a saber, o baixista André Couto, o guitarrista Pedro Pestana e o baterista e vocalista João Pimenta - ou Joca, se quiserem. Também foi da forma que este veio visitar a terra que o viu nascer.

Bem, vocês imaginam o que é uma conversa com estes 3 amigos no final do concerto e em ambiente descontraído.
Na verdade, ficámos a saber praticamente tudo sobre os 10000 Russos: como surgiram, como surgiu o convite para a edição do disco pela Fuzz Club, como funciona toda a burocracia da banda (a Terra é mesmo pequena, não se iludam), como surgiu o nome, etc.
Pelo meio, há montes de histórias da estrada que eles têm para contar, curiosidades, peripécias e um verdadeiro louvor ao café português que eles levam sempre em digressão quando saem da pátria amada. É verdade: o café lá fora é veneno para os ratos.

Para ficar a saber tudo e passarem um bom bocado, basta ouvir esta conversa na íntegra, usando o player aí no fundo.

10 000 Russos

A entrevista foi emitida na Rádio Barcelos a 13 de fevereiro de 2016.