O Daniel Catarino é um músico alentejano e amigo de longa data do Sinfonias de Aço que, desde a primeira hora, tem divulgado os seus trabalhos nos mais variados projectos a solo ou em banda. Recentemente, esteve de volta a Barcelos, desta feita para uma apresentação no evento Um Ao Molhe, que apresenta músicos sempre a solo. Foi no Plátano em Roriz e o Sinfonias de Aço aproveitou para conversar, finalmente, com o músico de Cabeção, agora residente em Évora.

Minutos antes do Daniel se apresentar na aldeia mais rock'n'roll de Barcelos, demos um pulinho ali ao lado, à sala de ensaios dos congelados Loops e é dessa conversa que agora vos damos conta. Falou-se de tudo um pouco: da vinda do Daniel a Barcelos integrado no Um Ao Molhe, dos seus projectos a solo, das bandas onde está envolvido, da gestão dos vários projectos e da forma como tudo funciona, assim como da faceta multifacetada pelo músico, muito influenciada pela juventude vivida na sua natal vila de Cabeção.
Na verdade, a pequena localidade funcionou como o esplendor do isolamento das ilhas, onde as várias correntes musicais e preferências de vários amigos se fundiam. Parece estranho, mas depois de ouvir a conversa vão perceber como funciona.

Para ouvir tudo, é o costume nestas coisas: pôr o player aí em baixo a trabalhar.

Daniel Catarino
Foto: Pedro Pires

A entrevista foi emitida na Rádio Barcelos a 18 de março de 2017.